08/01/2021 às 09:20, Atualizado em 08/01/2021 às 09:49

“Equilibrar as contas é prioridade para avançar”, diz prefeito Germino Roz

Gestão quer evitar penalizações e garantir que articulação por recursos municipais não seja prejudicada

Prefeito e equipe se empenham em realizar levantamento preciso e propor soluções. Foto: Jeferson Souza.

Identificar a real situação dos débitos da Prefeitura, quitar urgências e responsabilizar os envolvidos em possíveis danos às contas públicas estão na lista de prioridades de Germino Roz (PSDB) neste início de mandato. “Estamos realizando um levantamento sistemático e, infelizmente, temos encontrado muitas dívidas”, afirmou o gestor.

Conforme Germino, embora o acesso às informações ainda seja parcial, foi possível identificar dívidas para além da casa dos 2 milhões de reais. “Somente em débitos com a Sanesul são mais de R$ 300 mil, cerca de sete anos sem pagar a conta de água”, contou. O fornecimento só não foi interrompido por se tratar de um serviço essencial.

Outra preocupação é com a ausência de repasse ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “São mais de R$ 2 milhões referentes somente ao ano de 2020, sabemos que tem mais coisas para trás”, explicou o prefeito.

“A Prefeitura precisa estar “ok” para continuarmos avançando. Não dá para arrastar uma situação dessas. Dívidas implicam em problemas com a Justiça e, com problemas, fica muito mais difícil não apenas pleitearmos recursos para o município, mas liberá-los em caixa para trabalhar”, complementou Germino.

O chefe do Executivo destacou ainda que a gestão está empenhada em promover a regularização dos débitos sem onerar a máquina pública. Além de realizar uma distribuição eficiente dos recursos e primar pela qualidade na prestação dos serviços municipais, a equipe estuda oportunidades de parcelamento e de descontos nos atos de quitação.