15/01/2021 às 16:27, Atualizado em 15/01/2021 às 17:42

Vice-presidente do Codevale, Germino elenca projetos para Batayporã

Prefeito integra nova gestão do consórcio ao lado do presidente Drº Lúcio, de Santa Rita do Pardo

Drº Lúcio e Germino Roz irão gerir consórcio por dois anos. Foto: Divulgação Codevale.

O Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale) elegeu nova presidência nesta sexta-feira (15). Os prefeitos de Santa Rita do Pardo e Batayporã, Drº Lúcio (PODE) e Germino Roz (PSDB) administrarão o consórcio nos próximos dois anos nos cargos de presidente e vice, respectivamente.

Composto por mais nove municípios – Nova Andradina, Angélica, Taquarussu, Ivinhema, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Brasilândia, Bataguassu e Anaurilândia – o consórcio existe para integrar a região por meio da articulação por recursos e serviços junto às esferas Estadual e Federal.

A dupla foi eleita por chapa única com apenas duas ausências na votação. Segundo Germino, a aceitação da candidatura pelo grupo se deu por meio da construção de um perfil focado no diálogo e dinamismo. “O Codevale só é forte quando todos colaboramos. O Drº Lúcio também é uma liderança jovem, com primeiro mandato, assim como eu, e essas características podem ter agregado no quesito expectativa”, pontuou.

Prefeitos de N. Andradina, N. Horizonte do Sul, Bataguassu, Anaurilândia, Taquarussu, Angélica e Glória de Dourados também compareceram à votação. Foto: Divulgação Codevale.

Agenda de serviços

Conforme Germino, há serviços e projetos desempenhados via consórcio que estão em sua lista de prioridades para Batayporã, a exemplo da cedência do Castramóvel, módulo móvel com equipamentos e espaço adequado para a castração de animais de pequeno porte. Outro pauta é a implementação do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal. “Essa articulação diminuiria muito os custos das inspeções necessárias no processo de reativação integral do frigorífico”, explicou o prefeito.

A aquisição de medicamentos para a atenção básica e atendimentos de urgência também elenca a lista de projetos. Em 2019, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), apontou que o Codevale economizou 62,5% em pregão para aquisição de medicamentos.