Publicado em 31/01/2023 às 09:53, Atualizado em 31/01/2023 às 15:51

Ação preventiva: Prefeitura realiza força-tarefa de limpeza de bueiros

Trabalho visa inibir focos do mosquito da dengue e também deve evitar pontos de alagamento

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Por segurança, áreas são isoladas durante ação. Foto: Prefeitura de Batayporã.

O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã promove nesta semana uma força-tarefa de limpeza dos bueiros na área urbana.

Segundo o diretor do setor, Claudir Morais (Dinho Car), o objetivo é prevenir focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e também evitar pontos de alagamento no período de chuvas.

“Talvez os moradores se deparem com alguns locais isolados pela sinalização. Nós fazemos isso por segurança, para evitar acidentes, seja com veículos ou com pessoas. Pedimos a compreensão da população enquanto realizamos a limpeza”, explicou o diretor.

Foto: Prefeitura de Batayporã.

Outra orientação é para que os moradores não joguem terra, folhagens, lixo ou qualquer outro material nos bueiros. “Infelizmente, boa parte da sujeira se deve ao hábito que as pessoas têm de varrer as calçadas e meios-fios e jogarem aquele amontoado dentro dos bueiros. O lixo jogado na rua também vai parar lá”, detalhou.

Além da Sodeta, a Secretaria de Saúde tem monitorado os bueiros por meio da Vigilância Entomológica. O acúmulo de um pequeno volume de água nos bueiros é comum. Nestas situações, os agentes comunitários de endemias têm realizado bloqueio mecânico com aplicação de solução para inibir as larvas do mosquito.