Publicado em 03/05/2023 às 12:14, Atualizado em 04/05/2023 às 16:36

Atendendo à Lei Federal, Batayporã iniciará coleta seletiva na próxima semana

Além de corresponder à legislação, medida visa dar fim aos transtornos ocasionados por “lixão”; coleta deve começar no dia 8 de maio

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Conforme cronograma, população deverá descartar separadamente lixo reciclável e rejeitos. Imagem: Freepik.

A Prefeitura de Batayporã a partir da próxima segunda-feira (08) inicia o serviço de coleta seletiva de resíduos. A medida atende à Lei Federal nº 12.305, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além de reduzir impactos ambientais, com a destinação correta de rejeitos e recicláveis, a medida irá acabar com os transtornos ocasionados pelo “lixão”, que deverá ser desativado gradativamente.

Conforme explicou o diretor de Meio Ambiente, Dinho Car (Claudir Morais), da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), a dinâmica de coleta de resíduos contará com dois caminhões – um para os rejeitos e outro para os recicláveis. Cabe à população realizar a devida separação dos materiais no momento do descarte.

Para auxiliar no processo de educação ambiental, a Prefeitura distribuiu panfletos com orientações e o cronograma de coleta e tem divulgado informações nos meios de comunicação locais. “O serviço irá cobrir a cidade toda. Precisamos que os moradores separem o lixo comum, que são os rejeitos, como lixo do banheiro, resto de comida, materiais engordurados, etc..., e o lixo seco, reciclável, que são papéis, latinhas de metal, garrafas e embalagens plásticas, caixas de papelão, dentre outros materiais”, detalhou o gestor.

Necessidade urgente

De acordo com o prefeito Germino Roz, a coleta seletiva era uma necessidade urgente do município. “Batayporã sofre há anos com essa questão. Não havia nenhuma gestão de resíduos e nosso desafio era iniciar esse serviço o quanto antes. Assim que assumimos a Prefeitura, começamos um grande trabalho de pesquisa, inclusive, correspondendo às cobranças do Ministério Público, e de planejamento financeiro. Não apenas por corresponder à legislação, mas principalmente pelos danos ambientais e à saúde das pessoas, é urgente desativar o lixão”, analisou Germino.

O Poder Executivo também realiza a gestão dos rejeitos, que serão depositados em  um container localizado no aterro sanitário, às margens da rodovia MS-276. O aterro está sendo adequado conforme as normas sanitárias e deverá evitar problemas como queimadas, acidentes e infestação de insetos e animais peçonhentos.

Os rejeitos coletados a partir de agora irão contar com um serviço terceirizado, desempenhado pela empresa Oca Ambiental, que realizará o transbordo dos mesmos para o município de Dourados, onde terão a destinação final correta.

Serviço

Inicialmente, a coleta seletiva deverá funcionar de acordo com o seguinte cronograma: segunda-feira: centro; terça-feira: vilas; quarta-feira: centro; quinta-feira: vilas; sexta-feira: centro; sábado: vilas; domingo: sem coleta.

Dúvidas podem ser esclarecidas pela Sodeta, com atendimento presencial ou pelo telefone 67 3443 1606, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

*Notícia atualizada às 12h36, do dia 4 de maio, para correção de informações referentes à destinação dos rejeitos.