Publicado em 18/11/2022 às 14:15, Atualizado em 18/11/2022 às 18:17

Em parceria com a Prefeitura, projeto ambiental leva estudantes ao Parque Várzeas do Rio Ivinhema

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Pontos límpidos e preservados do Rio Ivinhema são um dos destaques do passeio ecológico. Foto: Douglas Leite.

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio noturno da Escola Estadual Jan Antonin Bata, de Batayporã, visitaram em Jateí, na última semana, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. A excursão técnica integra projeto de educação ambiental desenvolvido pela acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Andressa Ruy, e contou com parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta).

Intitulado 'Educação Ambiental na Escola: prática de observação de aves como estímulo para a observação ambiental', o projeto também contou com palestras e outras atividades. De acordo com a graduanda, a iniciativa teve colaboração da professora Elaine Vresk Vidoto, que disponibilizou aulas para a ação, e da Prefeitura. O assessor do departamento de Meio Ambiente da Sodeta, Douglas Leite, acompanhou a visita e fez contribuições. A Administração ainda cedeu ônibus e lanche para a agenda.

Grupo registrou trilha no parque. Foto: Douglas Leite.

Acompanhada do guarda-parque Dione Sales, responsável por guiar a excursão, a acadêmica orientou o registro de diversas espécies de pássaros. “Foram muitas espécies registradas. Conseguimos demonstrar na prática como a diversidade está ligada ao fator preservação ambiental. Inclusive, tivemos aves que não encontramos em outros ambientes, a exemplo da área urbana, porque o ecossistema propício para a espécie foi modificado”, relatou a pesquisadora.

O Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema abrange os municípios de Jateí, Taquarussu e Naviraí. Em Batayporã, a escola Jan Antonin Bata foi a primeira a visitar a unidade, que dispõe de atividades como visitação de trilhas, safáris fotográficos, passeio de barco e outras embarcações, observação de aves e mamíferos.