24/05/2019 às 09:33, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Governo Municipal desenvolve projeto ambiental e substitui copos descartáveis

As grandes mudanças na sociedade começam com cada pessoa fazendo a sua parte. Pensando nisso, o Governo Municipal iniciou uma transformação que reflete diretamente na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

Nesta quinta-feira (23), foi colocado em prática o projeto “Diga não aos copos descartáveis”, uma iniciativa para reduzir o uso de copos plásticos, bem como a geração de resíduos sólidos nas repartições públicas da administração municipal.

A ação da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), por meio do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, tem como objetivo a conscientização sobre os impactos ambientais seguindo a política dos 5R’s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Repensar e Recusar).

A mobilização foi realizada inicialmente com os funcionários do Paço Municipal, que participaram de palestra conduzida pela diretora do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, Fernanda Frutuoso, que explicou a ideia do projeto e a importância para o Meio Ambiente. Conforme cronograma, a iniciativa irá abranger todas as repartições públicas municipais.

“Nossa intenção é começar pela conscientização e educação dos funcionários públicos para que possamos buscar uma gestão compartilhada, no qual todos possam ter consciência sobre a importância do meio ambiente e para que tenhamos uma cidade mais limpa e sustentável. Esperamos que toda a população siga o nosso exemplo, pois juntos conseguiremos reduzir a geração de resíduos sólidos, do consumo de recursos naturais, da degradação ambiental e reutilizar o que for possível”, afirmou Fernanda.

O plano de ação contará com a realização de palestras educativas, distribuição de folders, cartazes nas unidades públicas, ofícios e mobilização por parte dos próprios funcionários. Além de reduzir o consumo dos copos plásticos em todos os setores, consequentemente irá reduzir os custos.

Fotos: Assessoria PMB

A partir do dia 29 de maio, não haverá mais copos descartáveis no Paço Municipal e todos os funcionários deverão usar suas próprias canecas. Isso, em termos práticos, significa a redução de cerca de 16.400 copos plásticos por mês.

De acordo com o Departamento de Compras da Prefeitura, ao mês são consumidos em média 13.614 copos descartáveis de 180 ml, e 2.785 de 50 ml entre o Paço Municipal e todas as unidades públicas da administração.

Estima-se que o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 200 a mil anos. Sem contar, que o plástico utilizado na fabricação do copo, em contato com o café quente, pode soltar uma quantidade de Estireno, substância cancerígena, acima do nível considerado seguro pelo Ministério da Saúde, segundo pesquisa da Universidade Federal da Bahia.

“Queremos promover a consciência ambiental entre todos os colaboradores e incentivar o uso da caneca trazida de casa mesmo. É mais prático e ecologicamente correto”, garantiu o titular da SODETA, Sidney Olegário.