30/05/2023 às 10:43, Atualizado em 30/05/2023 às 10:46

Mês do Meio Ambiente: Batayporã terá ações especiais para a comunidade durante junho

Dentre outras intervenções, Prefeitura promove programação com foco na coleta de recicláveis e eletrônicos, distribuição de mudas e palestras educativas

Departamento de Meio Ambiente destacou aproximação com a comunidade. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) promove ao longo do mês de junho uma série de ações especiais com foco na questão ambiental. A programação é alusiva ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5.

De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Dinho Car (Claudir Morais) e com o assessor Douglas Leite, o intuito é promover a educação ambiental e prestar serviços à comunidade. “Estamos com um trabalho educativo, com a conscientização, e também preparando momentos para que a sociedade participe e a Sodeta corresponda intensificando serviços importantes”, esclareceu Dinho.

A abertura do Mês do Meio Ambiente está prevista para o dia 1, na Câmara Municipal. Na ocasião, haverá apresentações culturais dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, palestra sobre coleta seletiva e entrega da premiação do concurso de arrecadação de plástico reciclável, lançado na campanha de 2022.

No dia 3, o Departamento de Meio Ambiente e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura irão gravar explicativo sobre a separação e preparação dos resíduos para a coleta seletiva. Na sequência, no dia 5, a equipe da Sodeta concederá entrevista à Rádio Cidade FM para esclarecer dúvidas sobre o assunto e destacar as demais ações previstas.

Serviços para a população e ações informativas irão reforçar educação ambiental ao longo do mês. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Na mesma semana, entre os dias 5 e 7, o projeto ‘Papagaio Verdadeiro’ retorna a Batayporã. Idealizado pela zootecnista Gláucia Seixas há mais de 30 anos, o projeto combate o tráfico de papagaios com ações em campo e de Educação Ambiental, em escolas, creches e universidades. Nas mesmas datas, os alunos da Rede Municipal de Ensino também contarão com o projeto Fauna Viva.

“Essa é uma parceria com a Secretaria de Educação (Secel) e a bióloga e mestre Paula Crispim, que abordará de forma lúdica a questão do tráfico de papagaios, desmatamento, atropelamento e caça”, explicou o assessor Douglas Leite.

Já do dia 12 ao dia 16 de junho, a população poderá realizar o descarte correto de lixo eletrônico. Será disponibilizado um ecoponto em frente ao Centro de Cultura Haroldo Lobo Ruiz (Barracão da Cultura) para que a comunidade possa depositar computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, caixas de som, celulares, telefones fixos, mouses, teclados de computadores, baterias em desuso, etc...O material será encaminhado a uma empresa especializada para a destinação final.

A programação conta ainda com a segunda edição da doação de mudas arbóreas, que será promovida no dia 17, na Feira Municipal. Já no período de 19 a 23 de junho, serão recolhidos pneus velhos. O material poderá ser depositado no ecoponto que será instalado no entorno do Paço Municipal e, no dia 20, a Sodeta fará a coleta em todas as borracharias e oficinas da cidade.

Para finalizar o Mês do Meio Ambiente, os adolescentes do projeto Geração Jovem, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, participarão de um momento reflexivo e farão o plantio simbólico de uma muda no pátio do serviço. “É um momento de fechamento, de analisarmos o que desenvolvemos e projetar novos aprendizados”, concluiu o diretor Dinho Car.