01/06/2023 às 20:16, Atualizado em 01/06/2023 às 20:26

Premiação de concurso de reciclagem abre Mês do Meio Ambiente e nova campanha é lançada

Em 2023, escolas arrecadarão lacres de alumínio; parceria entre Departamento de Meio Ambiente da Sodeta e Secretaria de Educação garante mês com ações educativas e de serviços à comunidade

Solenidade foi realizada na Câmara Municipal com a presença da comunidade escolar e representantes locais. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã promoveu nesta quinta-feira (1), a abertura oficial do Mês do Meio Ambiente, com premiação referente à campanha de arrecadação de plástico reciclável realizada ao longo de um ano, lançamento da campanha Lacre da Amizade, palestra e apresentações culturais da Rede Municipal de Ensino. O evento, promovido pelas Secretarias de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) ocorreu na Câmara Municipal.

Durante a solenidade, foram anunciados os resultados do concurso de coleta de plástico reciclável desenvolvido ao longo de 2022. Conforme informou a Secel, o cálculo foi proporcional ao número de estudantes das escolas e o peso total do material coletado. Cada unidade escolar recebeu R$ 400, R$ 300 e R$ 200, de acordo com a colocação em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os valores serão repassados à Associação de Pais e Mestres (APM) de cada escola.

Confira a classificação: 1º lugar: Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira, arrecadou 1.074kg, dividido pelo total de alunos (326), resultando em 3,29 kg/aluno. 2º lugar: Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva - Polo e Extensão, arrecadou 1.861 kg, dividido pelo total de alunos (671), resultando em 2,77 kg/aluno. 3º lugar: Escola Municipal Shiozo Takahashi, arrecadou 290 kg, dividido pelo total de alunos (250), resultando em 1,16 kg/aluno.

A ocasião contou com estudantes e representantes das escolas Benedita Figueiró de Oliveira, Shiozo Takahashi e Anízio Teixeira da Silva, vice-prefeito, Cacildo Paião, secretários municipais e vereadores. Familiares dos alunos também acompanharam as atividades. Houve ainda, sorteio de camisetas e entrega de uma caixa de bombons para os estudantes que participaram das apresentações.

Estudantes foram presenteados por participação. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Secretarias promoveram sorteio de camisetas. Foto: Prefeitura de Batayporã.

Lacre da Amizade

Já neste ano, a campanha de coleta de recicláveis visa arrecadar lacres de alumínio. O Lacre da Amizade pretende coletar a maior quantidade possível para que o material seja vendido para empresas especializadas em reciclagem. Da mesma maneira, os valores serão destinados à APM.

“É uma campanha ampla, que nos permite muitas abordagens. Além da educação ambiental, estudantes e professores podem trabalhar a educação financeira e o envolvimento com a comunidade. Todos podem contribuir enviando os lacres para os pontos de coleta das escolas”, descreveu a secretária de Educação, Fernanda Scarlat.

Apresentações e palestra

A manhã na Câmara Municipal foi animada por apresentações culturais protagonizadas pelos estudantes e orientadas por suas professoras. No repertório, não faltaram danças, encenações e recitações. “Vimos muita criatividade e muito empenho dos alunos e das professoras. Estão de parabéns. É a escola levando o meio ambiente a sério”, avaliou o vice-prefeito Cacildo Paião.

Na ocasião, o assessor da Sodeta, Douglas Leite, explanou por meio de palestra a dinâmica de coleta seletiva iniciada pelo município, os benefícios ambientais que a prática proporciona e a maneira correta de realizar a separação do material reciclável do lixo que é rejeito.

“A palestra teve uma linguagem acessível para as crianças e foi uma maneira de reforçar esse trabalho educativo. Quanto mais cedo adquirimos a educação ambiental, melhores são os nossos hábitos. Agradeço pela parceria das escolas, da Secel e do nosso time da Sodeta, sempre engajado”, analisou o secretário Renan Bom.

Campanha de coleta de plástico foi finalizada e escolas iniciam arrecadação de lacres de alumínio. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Apresentações culturais mostraram de forma lúdica o trabalho de educação ambiental. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Foto: Prefeitura de Batayporã.

Confira a programação do Mês do Meio Ambiente em Batayporã:

03/06 - Demonstração pública 'Como separar o lixo reciclável'. Feira Municipal.

05/06 - Entrevista do Departamento de Meio Ambiente à Rádio Cidade FM.

05/06 e 07/06 - Projeto Papagaio Verdadeiro e Projeto Fauna. Rede Municipal de Ensino.

17/06 - Doação de Mudas Arbóreas. Feira Municipal.

12 a 16/06 - Coleta de lixo eletrônico. Ecoponto no pátio da Prefeitura.

19 a 23/06 - Coleta de pneus velhos. Ecoponto no pátio da Prefeitura.

20/06 – Coleta de pneus em borracharias e oficinas mecânicas.

26/06 - Atividade Reflexiva com o projeto Geração Jovem. Plantio simbólico no pátio do SCFV.

Premiação das escolas será repassada à APM. Foto: Prefeitura de Batayporã.