Publicado em 01/07/2022 às 11:29, Atualizado em 01/07/2022 às 15:32

Parceria irá impulsionar pecuária familiar de Batayporã com inseminação de rebanhos de alta performance

Por meio de cooperação técnica com a Prefeitura, Programa +Pecuária Brasil, da Confederação da Agricultura Familiar, já está em andamento no município

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Após levantamento de perfil, propriedades receberão material genético para impulsionar rebanho leiteiro ou de corte.

Recentemente, Batayporã aderiu ao programa +Pecuária Brasil, da Confederação da Agricultura Familiar (Conafer), por meio de acordo de cooperação técnica com a Prefeitura. A iniciativa visa o aprimoramento de ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte de pequenos produtores do município.

Atualmente, o +Pecuária Brasil compreende localidades de todas as regiões do País. A iniciativa consiste em proporcionar a inseminação de rebanhos com sêmen de raças de gado de alta performance. O material é oriundo da multinacional Alta Genetics. Em Batayporã, o intuito é disponibilizar até 600 prenhezes por ano, totalizando 2.400 prenhezes ao final do programa.

Agora, a equipe da Prefeitura realiza o mapeamento de produtores familiares cujo rebanho e estrutura atendem às especificações para o procedimento. Todo o trabalho é realizado em colaboração com o município e contará com os profissionais locais, a exemplo do médico veterinário. A equipe irá trabalhar juntamente com os técnicos do +Pecuária.

Programa +Agropecuária conta com respaldo técnico da Conafer e da Prefeitura Municipal.

“Essa adesão é uma grande força para impulsionar nossa produção. Após o perfil das propriedades, que deverá pautar se estão aptas para aprimoramento do gado de corte ou de leite, não só a inseminação, mas toda a gestação do rebanho será acompanhada pela equipe técnica do programa e da Prefeitura”, explicou o secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Renan Bom.

O prefeito Germino Roz avaliou a iniciativa. “Fico muito contente por essa articulação. É uma adesão pioneira, visto que o +Pecuária chegou há pouco tempo em Mato Grosso do Sul. Parabenizo nossa equipe, que teve uma atuação precisa, com uma celebração rápida da cooperação técnica. Agora, seguimos com as próximas etapas do programa certos de que será uma contribuição fundamental para Batayporã”, descreveu.