16/01/2018 às 10:52, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã será contemplada com o programa 'Internet para Todos'

Inicialmente o programa Internet para Todos irá atender apenas a área rural

O município de Batayporã será beneficiado com o programa do Governo Federal “Internet para Todos”, que leva de forma gratuita conexão banda larga a diferentes localidades do país.

Inicialmente está prevista para atender com pontos de conexão apenas a área rural, incluindo os assentamentos São João, São Luiz e Mercedina e, o Bairro da Festa. No entanto, o prefeito Jorge Takahashi está envidando esforços para a inclusão do perímetro urbano no programa.

Para se habilitar ao programa “Internet para Todos”, a Administração Municipal cadastrou o projeto no início do ano de 2017 no Ministério das Comunicações e, vinha articulando para que Batayporã fosse incluído na lista dos municípios a serem beneficiados nesta etapa.

No último dia 12, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, anunciou que ainda este mês serão definidas as 300 primeiras localidades que receberão os pontos de conexão do programa “Internet para Todos”.

As cidades beneficiadas receberão uma antena e serão conectadas pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017, e pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem como intuito democratizar o acesso à internet, buscando a inclusão digital de populações que, seja por hipossuficiência econômica ou por não dispor de serviços de internet em sua localidade de residência, e não conseguem contratar serviços de internet de Banda Larga.