Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

15/05/2024 às 08:27, Atualizado em 15/05/2024 às 10:52

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde acontece no dia 24 de maio em Batayporã

Cb image default

A O Conselho Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, irá promover no dia 24 de maio a 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, sediada na Câmara Municipal, com início previsto às 7h. O tema do evento é "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, e contará com o palestrante José Lourenço Braga Liria Marin, com ampla experiência na gestão em Saúde e também no campo do Direito.

Conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, o objetivo principal é promover a discussão e o planejamento das ações voltadas para a gestão do trabalho e educação na área.

A plenária contará com a participação de profissionais, gestores, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde, buscando propor diretrizes e estratégias para aprimorar o setor. "O palestrante, que também é secretário de saúde de Cassilândia, trará sua experiência para enriquecer os debates e contribuir com novas ideias. A Secretaria Municipal de Saúde convida a população a participar ativamente desse importante momento de construção e fortalecimento da saúde pública", enfatizou Letícia.

Etapa nacional

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Conferência Nacional deverá ocorrer do dia 10 ao dia 13 dezembro, após o envio de todas as propostas debatidas e formuladas nas plenárias municipais e estaduais. Ainda conforme o CNS, "a conferência está mobilizando todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde."

As discussões abarcam três eixos: Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.