30/03/2022 às 10:29, Atualizado em 30/03/2022 às 10:36

Acolhimento é tema de formação continuada para servidores da Saúde em Batayporã

Gestores e técnicos ressaltaram humanização do acolhimento aos usuários do SUS. Foto: Maicon Araújo

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã participaram na última terça-feira (29) da capacitação “Humanização na Atenção Primária à Saúde: acolhimento da demanda espontânea”, ministrada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES – MS).

O evento ocorreu na Câmara Municipal e foi direcionado a dois grupos de servidores que trabalham na atenção primária – enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, dentistas e recepcionistas; e agentes comunitários de saúde. O intuito é elevar a qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa humanização é fundamental porque as pessoas chegam com diferentes realidades para diferentes situações e, às vezes, até mesmo exaltadas. Com profissionalismo e empatia, os servidores revertem essa situação. Então, esse momento de capacitação auxilia ao servidor, que enfrenta esses e outros desafios, e se reflete em um melhor atendimento para a população”, afirmou o prefeito Germino Roz durante sua saudação aos funcionários.

Segundo a secretária Letícia Sanches, o curso visou integrar as equipes que atuam nos primeiros momentos dos usuários do SUS com a rede e também os agentes comunitários, que são fundamentais no mapeamento e acompanhamento. O conteúdo foi elaborado pelas técnicas Ângela Marisa Dias Aguiar, Eduarda Ramos Munhoz e Gabriela Piazza Pinto. “A parceria com a SES-MS foi muito boa. Agradeço à equipe que se deslocou, e à nossa equipe local, que foi um exemplo de comprometimento”, destacou.