02/05/2023 às 10:56, Atualizado em 02/05/2023 às 11:35

“Aqui tem SUS”: Batayporã é destaque e tem trabalho selecionado para mostra estadual

Relato prático sobre intervenção interprofissional competiu com 87 inscrições e está entre os 18 selecionados para etapa estadual da mostra do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems)

Psicóloga descreveu trabalho interprofissional com indivíduos acumuladores compulsivos. Foto: Maicon Araújo/ Prefeitura de Batayporã.

O relato de experiência ‘Trilhando Novos Caminhos’, de autoria da psicóloga Sonia Cristina Rodrigues, vai representar Batayporã na 8ª Mostra Cosems-MS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) de Experiências Municipais em Saúde, a ser realizada em Campo Grande nos dias 4 e 5 de maio. De 87 inscrições, apenas 18 trabalhos foram selecionados para o evento, que precede a etapa nacional, que acontecerá durante o XXXVII Congresso do CONASEMS, previsto para os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).

O trabalho relata intervenção interprofissional realizada com indivíduos acumuladores compulsivos visando a melhoria dos sintomas bem como suas consequências psicossociais. De acordo com Sonia, a Vigilância Entomológica realizou a identificação de famílias com perfil acumulador, após essa etapa, as mesmas foram encaminhadas para atendimento interprofissional de Saúde Mental. “Dentre outras ações, estabelecemos um espaço permanente para a discussão da temática, com grupo de apoio, rodas de conversa, reuniões interprofissionais e intersetoriais”, explicou a psicóloga.

Secretária Letícia Sanches afirmou que a seleção do relato expressa compromisso do município com as políticas públicas de saúde mental. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Agora, o relato de experiência será apresentado na 8ª Mostra Cosems-MS, ao lado dos demais trabalhos selecionados, dos municípios de Três Lagoas, Maracaju, Corumbá, Amambai, Campo Grande, Brasilândia, Aparecida do Taboado, Rio Brilhante, Caarapó e Nova Alvorada do Sul.

Para a secretária municipal de Saúde de Batayporã, Letícia Sanches, a classificação estadual representa o fortalecimento da rede. “É um trabalho que mostra a integração da equipe, traduzida em uma prática interprofissional. Também mostra nosso compromisso com as políticas públicas de Saúde Mental que, num contexto geral, foram negligenciadas por muito tempo, mas hoje contam com um olhar mais atento da sociedade”, analisou a gestora.

Clique aqui e conheça os 18 trabalhos selecionados para a 8ª Mostra Mato Grosso do Sul Aqui tem SUS.