Publicado em 21/03/2018 às 08:49, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Batayporã adere à Campanha Nacional contra Hanseníase e Verminoses

Campanha vai beneficiar 400 alunos da rede municipal de ensino, com idade entre cinco a 14 anos

Assessoria de Comunicação, PMB
Educadores da rede municipal de ensino foram orientados sobre os sinais e sintomas das doenças

O município de Batayporã aderiu pela primeira vez à Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-Helmintíases (verminoses) e Tracoma, que faz parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde. A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sms), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

A abertura oficial da campanha ocorreu nesta terça-feira (20) na Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva. O ato serviu para mobilizar e orientar professores, diretores e coordenadores pedagógicos, uma vez que a iniciativa é voltada aos estudantes de cinco a 14 anos de idade, matriculados no ensino fundamental de escolas públicas.

Na oportunidade, a coordenadora da campanha no município, Rosângela Rossetto, esclareceu sobre as doenças, seus sintomas e o tipo de tratamento recomendado.

A ação tem como objetivo reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, identificar casos suspeitos de hanseníase em estudante, esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

“É preciso chamar atenção e mostrar para a população que essas doenças oferecem riscos e podem ser tratadas se diagnosticadas precocemente”, afirmou a secretária de Saúde, Marcela Leite.

Segundo Rosângela, a ação tem como meta investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 75% dos escolares através da ficha de autoimagem e tratar 85% dos estudantes para geo-helmintíases.

Em Batayporã, a campanha vai beneficiar 400 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Anízio Teixeira da Silva e Profª Bernadete Teixeira, melhorando o aprendizado desses estudantes.