20/07/2020 às 08:49, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã adota novo protocolo de abordagem contra o novo coronavírus

Intenção do protocolo é evitar que a doença passe do primeiro estágio para estágios mais avançados que exijam internação

Com a intenção de impedir a progressão da Covid-19 para estágios mais graves, o município de Batayporã adotou um novo protocolo de abordagem para pacientes sintomáticos e com síndrome gripal. Com isso, terão a oportunidade de receber tratamento precoce, respeitando a prescrição do médico e a avaliação realizada individualmente.

O protocolo foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, com base em estudos científicos, protocolos nacionais e internacionais, e orientações do Ministério da Saúde. A elaboração do novo protocolo visa agir nos primeiros dias de sintomas e impedir a progressão da doença para estágios mais graves e/ou avançados.

De acordo com a secretária de Saúde, Marcela Leite, a medida adotada vai trazer uma alternativa de tratamento à população em um momento de crescimento do número de casos e risco potencial de contágio. “Nosso objetivo nesse momento é monitorar, de forma eficiente, aqueles pacientes infectados e evitar um possível colapso do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Durante participação na transmissão ao vivo para atualização do Boletim Epidemiológico da última sexta-feira (17), o prefeito Jorge Takahashi afirmou que diante da evolução da pandemia em Mato Grosso do Sul e após uma longa discussão com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, o procedimento foi adotado.

“Estamos estudando todas as alternativas e buscando ações que possam diminuir o sofrimento e dar apoio à população, fazendo com que a doença tenha um impacto menor”, revelou o Chefe do Executivo.

Fotos: Aline Leão/Assessoria PMB

A médica do Centro de Triagem ao Coronavírus, Thaisa Carolina Fornazeiro Abegão Fabri, explicou que a decisão para a prescrição será exclusivamente do médico, que irá diagnosticar quadros de síndrome gripal, avaliar fatores de risco e comorbidades de cada paciente.

“O médico deverá explicar sobre o que se trata o novo protocolo e quais os riscos, dando assim a oportunidade de o paciente escolher como quer ser tratado. É importante lembrar que a abordagem precoce não é curativa, e sim uma tentativa de diminuir a replicação viral, dando tempo ao organismo de produzir células de defesa contra o vírus, diminuindo assim a evolução para a sua forma mais grave”, pontuou.

A profissional ressaltou ainda que caso o paciente esteja de acordo com a abordagem indicada, ele deverá assinar termo de consentimento disponibilizado pelo médico. “É direito de o paciente ter acesso a abordagem precoce e autonomia do médico prescrever, uma vez que é ele quem, após analisar o quadro clínico de cada paciente, irá decidir qual dos protocolos devem ser aplicados”, frisou.

É importante esclarecer que as medicações não estarão disponíveis na Farmácia Básica Municipal, mas, sob a coordenação no Centro de Triagem ao Coronavírus.