30/01/2020 às 13:10, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Batayporã cria canal de denúncias para agilizar a resolução de problemas de saúde pública

Objetivo é combater o mosquito Aedes aegypti, maus tratos de animais, entres outros assuntos relacionados à saúde pública

Com o objetivo de facilitar o atendimento à população, a Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou um canal de denúncias. Por meio do aplicativo WhatsApp a população poderá fazer reclamações, denúncias, elogios e solicitações, principalmente para combater o mosquito Aedes aegypti, maus tratos de animais, entres outros assuntos relacionados à saúde pública.

A acessibilidade da população à ferramenta auxiliará esse canal entre cidadão e Prefeitura. A medida vem ao encontro de uma preocupação da Administração Municipal em aproximar a população da Prefeitura e, principalmente, uma estratégia para que não ocorra uma epidemia de dengue no município.

Por meio dos números (67) 99263-8458 Elivânia, (67) 99229-8913 Jeniffer, (67) 99123-6498 Célia, (67) 99231-6927 Carlos e (67) 99271-2982 Anderson, o cidadão poderá, a partir de agora, interagir com a equipe, preparada para o atendimento direto a população.

“Estamos criando estratégias para que medidas possam ser tomadas, o mais rápido possível, para que não ocorra uma epidemia de dengue no município. O proprietário que esteja com o terreno sujo que sirva de criadouro para o mosquito Aedes aegypti será notificado e caso não realize a limpeza sofrerá penalidades conforme a Lei Estadual Nº 4.812 e a Lei Municipal nº 904/2011”, esclareceu a Gestora em Saúde, Marcela Leite.

Foto: PMB/SMS

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária e Entomológica, Anderson Tolotti, somente neste mês de janeiro cerca de 50 denúncias sobre possíveis locais sem manutenção, terrenos baldios com latas, garrafas, casas fechadas, chegaram ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária Marcela disse que até esta quinta-feira (30) foram encontrados no município de Batayporã 29 focos do Aedes aegypti. Por conta do cenário, os agentes de saúde têm intensificado o combate e a conscientização dos riscos. Porém, a população também tem que participar, já que se torna a segunda aliada nesta guerra contra o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com os dados apresentados pela Gestora, no ano de 2019 foi realizado em Batayporã três mutirões visando combater o Aedes aegypti, e mesmo assim foram registrados 170 focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunya e febre amarela.

Combate - O Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica vem notificando os proprietários de terrenos e dando um prazo de 10 a 15 dias, conforme a lei.

Para realizar a denúncia será necessário descrever o nome da Rua, número, Bairro ou Quadra/Lote, e se for possível nome do proprietário, facilitando assim o atendimento. O anonimato é garantido.