Publicado em 22/01/2018 às 10:18, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Batayporã disponibiliza vacina contra febre amarela

Assessoria de Comunicação, PMB
Vacinação é recomendada para maiores de 9 meses e menores de 60 anos. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que possui doses da vacina contra a febre amarela. Mesmo sem nenhum caso confirmado da doença no Estado este ano, a secretária Marcela Leite conclama as pessoas que ainda não receberam a vacina para que procure a unidade de saúde para se imunizar.

Segundo a Gestora, a vacina sempre esteve disponível na rede de saúde do município, sendo recomendada para pessoas que viajam para áreas endêmicas. Porém, independente do fato de viajar ou não para regiões com ocorrência de casos da doença, a pessoa poderá ser vacinada.

“Não há motivo para pânico e busca da vacina de forma indiscriminada, uma vez que não há evidências da circulação ativa do vírus da doença em nosso município. A intervenção é oportuna para evitar casos e garantir a proteção de toda a população”, esclareceu Marcela.

Antigamente, era preciso tomar a vacina a cada dez anos. Agora, basta receber uma dose para ficar imunizado durante toda a vida. A vacinação é recomendada para maiores de 9 meses e menores de 60 anos. “Verifique a carteira de vacina, caso já tenha sido imunizado, não há necessidade de reforço. Se houver dúvida procure a Sala de Vacinação”, orienta a Secretária.

Para idosos a partir de 60 anos receberem a dose é necessário indicação médica por conta dos efeitos adversos. Ela é contra indicada a gestantes, lactantes, imunodeprimidos e pessoas alérgicas a gema de ovo.

A doença é transmitida por um mosquito, que pica pessoas e macacos. Os sintomas são febre, dor de cabeça, náusea, icterícia (amarelamento da pele), dores no corpo, calafrio, perda de apetite, olhos amarelados e sangramento.

A Sala de Vacinação fica na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é da 7h às 11h e das 13h às 16h.