Publicado em 09/02/2023 às 12:22, Atualizado em 09/02/2023 às 16:24

Com nova ambulância, Batayporã tem 11ªaquisição para a frota da Saúde em dois anos

Prefeitura resolveu situação precária e substituiu veículos utilizados para transporte de pacientes e atividades do serviço público

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Ambulância representa investimento de R$ 280 mil com recursos próprios do município. Foto: Maicon Araújo.

A Prefeitura de Batayporã adquiriu com recursos próprios mais uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde. O investimento é de R$ 280 mil no veículo furgão tipo A, da marca Renault, ano 2022. A ambulância chegou ao município na última quarta-feira (08). Esta é a 11ª aquisição da pasta, que já efetuou a compra e recebeu quatro motocicletas, quatro sedãs, uma van de 21 lugares e um veículo de sete lugares. A Administração ainda aguarda a entrega de mais um sedã e uma van.

A frota realiza o transporte de pacientes e auxilia o trabalho dos servidores públicos. No caso das motocicletas, o objetivo é dar celeridade à dinâmica dos agentes comunitários de saúde da zona rural. Além do recorrente transporte para Nova Andradina, o município tem encaminhado pacientes a cidades como Barretos, Jales, Presidente Prudente, São Paulo, Campo Grande, Coxim, Dourados, Três Lagoas, Aparecida do Taboado, entre outras.

“No ano passado, transportamos pacientes para muitos municípios devido à regulação do Estado. Ter um transporte digno é uma prioridade. Prezamos por veículos novos, confortáveis e estamos sempre realizando a revisão preventiva, algo que não se fazia antes”, afirmou a secretária municipal Letícia Sanches.

Maior parte dos veículos foi adquirida com recursos próprios da Prefeitura, porém, Letícia destaca a participação de recursos de emendas parlamentares de deputados e senadores, convênios com o Governo Estadual, emendas impositivas de vereadores e o emprego do duodécimo devolvido pela Câmara Municipal de Batayporã.

Foto: Maicon Araújo

“Embora sempre haja contrapartida do município, a destinação desses recursos é fundamental e mostra nosso esforço em mobilizar parcerias. Isso revela a seriedade com que os gestores e representantes tratam essa questão essencial do transporte. Ficamos gratos pelo apoio”, complementou a secretária.

Situação precária

A necessidade de substituição da frota foi pautada pelo prefeito Germino Roz no início da semana durante sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos no último dia 6. Na tribuna, o chefe do Executivo relembrou que flagrou veículos rodando com improvisos à época em que exerceu seu mandato como vereador, entre 2017 e 2020.

“Eu cheguei a presenciar, e sei que outros também presenciaram, veículos rodando com corda e arame amarrados na porta, sem a mínima segurança para os passageiros e para o motorista. Quando começamos a gestão, havia carros com pneus já no arame. Com muita coragem e muita dedicação, fizemos o enfrentamento e hoje temos uma frota renovada”, pontuou Germino.