Publicado em 27/02/2023 às 09:02, Atualizado em 27/02/2023 às 13:20

Comitê de combate à dengue de Batayporã alinha estratégias e aprova estatuto

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã

Reunião pautou intensificação do bloqueio mecânico contra a dengue. FOTOS: Prefeitura de Batayporã.

O Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao Vetor Aedes Aegypti, instituído pelo Decreto Municipal n. 13/2023, de autoria do Poder Executivo de Batayorã, realizou reunião na última sexta-feira (24) para alinhar mais ações de enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, zika e chickungunya, além de discutir e aprovar o estatuto da comissão.

Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, George Joaquim, uma das principais pautas foi a intensificação do trabalho mecânico. “Quando falamos em bloqueio mecânico estamos falando da eliminação dos focos do mosquito. Por isso, é um trabalho conjunto. Os agentes de combate às endemias e de saúde realizam fiscalização, orientações, mas o bloqueio conta com parcerias”, detalhou o servidor.

Com característica interdisciplinar, o comitê conta com representantes de todas as secretarias municipais. “O objetivo do comitê é promover e monitorar a eficácia das ações. Com todos os representantes já cientes das necessidades e dando sua parcela de contribuição, conseguimos ser mais dinâmicos”, complementou.

Mobilização

A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), tem auxiliado com mutirões de limpeza nos bairros. A pasta segue um cronograma interno, que é anunciado nas localidades por carro de som. “Nós informamos o período que vamos atuar no bairro e pedimos para que a população descarte entulho e outros itens, como móveis e utensílios em desuso”, detalhou o secretário Renan Bom.

Foto: Prefeitura de Batayporã.

Recentemente, a Sodeta também encaminhou cerca de 12 toneladas de pneus inservíveis a uma empresa especializada em reciclagem. “Esse trabalho é feito de forma voluntária pelo município, já que a obrigação da correta destinação final é das empresas que trabalham com essa mercadoria”, pontuou o gestor. “Nossa preocupação é reunir esse material até a coleta, pois conseguimos monitorar os pneus e fazer o controle, verificar se tem focos do mosquito. Se os pneus ficam em diversos lugares, não conseguimos conter os focos”, finalizou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, a mobilização deve ser geral. “Inclusive, recebemos a equipe da Secretaria de Estado recentemente e a mensagem que foi reforçada é a de que o combate à dengue é um compromisso de todos. Não é apenas do Poder Público, mas de cada cidadão. Cada cidadão deve fiscalizar e eliminar os focos”, enfatizou Letícia.