Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

17/03/2023 às 12:18, Atualizado em 17/03/2023 às 12:24

Conferência Municipal de Saúde de Batayporã destaca atuação dos servidores e investimentos na Rede

Categoria pautou respeito aos trabalhadores, elencou avanços e debateu propostas de melhoria

Cb image default
“Amanhã vai ser outro dia”: participação popular é essencial para a formulação de propostas e consolidação da transparência. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

Batayporã realizou nesta sexta-feira (17) a IX Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Secretaria e pelo Conselho de Saúde. O evento lotou a sede do projeto Conviver com a participação de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de representantes da comunidade.

Neste ano, o evento traz o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”. Além dos grupos de trabalho, a plenária contou com palestra da consultora Ana Paula de Oliveira Araújo, contadora especialista em Saúde Pública com vasta experiência na gestão municipal.

Durante a abertura da conferência, a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, ressaltou a atuação dos servidores do setor e a necessidade de se fortalecer o respeito à categoria. 

Cb image default
Mesa de trabalho da IX Conferência. Da esq. para a dir.: convidada Ana Paula Araújo; secretária Letícia Sanches; presidente do Conselho Municipal, Regiane Ferraz, prefeito Germino Roz; vice-prefeito Cacildo Paião.
Cb image default
Palestrante Ana Paula Araújo compartilhou experiências na gestão do SUS no âmbito municipal. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.

“Os trabalhadores da Saúde estão sempre com dedicação máxima. São servidores que trabalham em longas jornadas e estão sempre prestando contas das metas a serem cumpridas e até mesmo superadas. Esses dados são apresentados com muita transparência em plataforma online e, inclusive, em audiência pública de prestação de contas na Câmara. Quando colocamos em descrédito esse trabalho, estamos duvidando de todos que atendem e fazem a rede acontecer diariamente”, pontuou a secretária.

O prefeito Germino Roz, que esteve acompanhado do vice-prefeito Cacildo Paião, elucidou a dinâmica administrativa. “A Saúde é organizada entre atenção primária, média e alta complexidade. O município se encarrega da atenção primária. Nunca houve tanta destinação do orçamento municipal para a área como agora, até mesmo para ajudar a diminuir demandas que já são da esfera do Estado. Porém, reconhecemos que ainda precisamos melhorar. Por isso, o diálogo é fundamental”, afirmou Germino.

Cb image default
Secretária Letícia Sanches destacou comprometimento dos servidores da Saúde. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Cb image default
Foto: Maicon Araújo - Prefeitura de Batayporã.

De acordo com o relatório de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2022 da Secretaria Municipal de Saúde e de demonstração e avaliação das metas fiscais do Poder Executivo e do Legislativo referentes ao mesmo período, apresentado em audiência pública no mês de fevereiro, Batayporã tem aplicado na área da Saúde 25,22% da receita resultante de impostos. O percentual mínimo de aplicação previsto em Lei é de 15%.

Participação popular

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regiane Ferraz, destacou a necessidade de se estabelecer o amplo diálogo na construção da pauta da Saúde Pública. “É um momento para apresentarmos ideias, ouvirmos as necessidades mais urgentes e elaborar propostas. A casa cheia demonstra o interesse e a dedicação de todos: usuários, trabalhadores e gestores”, analisou. 

Cb image default
Prefeito Germino elucidou dinâmica administrativa da Saúde. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.
Cb image default
Presidente do Conselho Municipal elogiou participação e engajamento da Rede com a conferência. Foto: Maicon Araújo – Prefeitura de Batayporã.