28/03/2022 às 10:10, Atualizado em 28/03/2022 às 10:28

Conferência Municipal de Saúde Mental de Batayporã acontece no dia 1º de abril

Evento terá início às 7h30, no Conviver; objetivo da plenária é gerar contribuições para a elaboração de políticas públicas a nível estadual e nacional

No próximo dia 1º de abril, Batayporã irá sediar a 1ª Plenária Temática Municipal de Saúde Mental, com o tema ‘A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’. O evento é aberto à comunidade em geral e terá início às 7h30, no Centro de Convivência do Idoso Eliza Soares da Cruz.

A plenária é promovida por meio de parceria entre o Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde. A etapa local visa gerar contribuições que servirão de referência para a discussão de políticas públicas na área, que serão pautadas na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, a ser realizada no mês de novembro, em Brasília.

“Estamos na fase em que os municípios se articulam para elencar suas demandas e seus potenciais. O conselho, como representante dos usuários e fiscalizador dos serviços, tem papel fundamental. As sugestões, críticas e referências são colhidas pelos municípios, que elaboram suas propostas. Essas propostas vão para as etapas macrorregional e estadual, até termos um documento uníssono que vai nos representar a nível nacional”, explicou a secretária Letícia Sanches.

Após o credenciamento, a programação segue, dentre outras dinâmicas, com debate e trabalho em grupo para a elaboração da proposta a partir de quatro eixos temáticos. Ao final da plenária, também serão eleitos os delegados por segmento para representação na conferência macrorregional em Dourados.

“É um momento para dialogar, expor ideias, saber mais sobre os serviços que a nossa rede dispõe. A promoção da saúde mental precisa ser olhada com a devida atenção e sensibilidade. A Secretaria e o Conselho esperam a adesão e o compromisso de todos”, complementou a gestora.