Publicado em 06/05/2021 às 12:29, Atualizado em 06/05/2021 às 16:47

Crianças, gestantes, puérperas e profissionais da Saúde devem se vacinar contra a gripe até o dia 10 de maio

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Batayporã
Pais ou responsáveis devem levar crianças de seis meses a cinco anos para serem imunizadas. Foto: Freepik

A vacinação contra a gripe continua. A primeira etapa da campanha será concluída na próxima segunda-feira, dia 10 de maio. Até lá, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, que são as mulheres com até 45 dias de pós-parto, e profissionais da Saúde devem procurar as salas de vacinas das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio e Santa Luzia para serem vacinados.

A vacina previne Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Conforme a coordenadora da imunização em Batayporã, Ângela Rocha, as metas têm sido atingidas, exceto entre as crianças. “Ainda estamos tendo baixa procura desse público. É preciso que os pais compareçam com as crianças e garantam a imunização”, ressaltou a enfermeira.

Depois do dia 10 de maio, a prioridade é dos idosos e professores, que serão vacinados até o dia 8 de junho. Por último - 9 de junho até 9 de julho – serão imunizados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 aguardem pelo menos 14 dias para receber a vacina contra gripe. A orientação não se deve a reações já monitoradas, e sim à falta de estudos detalhados sobre a combinação dos dois imunizantes, o que faz o órgão optar por uma postura de precaução.

Serviço

As salas de vacinas das ESF Santo Antônio e Santa Luzia realizam atendimento das 7h às 10h e das 13h às 16h de segunda a sexta-feira. As equipes das unidades orientam à população para que apresente cartão SUS, CPF e carteirinha de vacinação ao comparecer para ser imunizada.