Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

14/05/2018 às 07:59, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Dia D de vacinação contra a Influenza H1N1 movimenta unidades de saúde

ESF’s de Batayporã funcionaram em horário especial para acolher os grupos prioritários da campanha

Cb image default
Secretária de Saúde acompanhou a vacinação nas unidades de saúde

A procura pela vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) movimentou as unidades de saúde de Batayporã no último sábado (12), Dia ‘D’ de Imunização.

As Estratégias Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Santo Antônio funcionaram em horário especial para acolher os grupos prioritários da campanha, que normalmente não consegue procurar o serviço durante a semana.

No dia da mobilização nacional, foi liberada a segunda etapa da campanha para pessoas com mais de 60 anos, possibilitando a esse público que garantissem a dose da vacina.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, acompanhou a vacinação nas ESF’s e afirmou que a vacina é uma forma de reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza.

“Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é que as pessoas dos grupos prioritários vacinem-se no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno”, observou.

Cb image default
Batayporã já imunizou 47.18% dos grupos prioritários

A coordenadora de imunização, Keity Marielle Alberto Rodrigues, afirmou que a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% do público alvo, e até o último dia 12 já havia sido imunizado 47.18%. Ainda segundo ela, no entanto, a adesão de idosos é a mais baixa, ao contrário do ano passado que era de crianças.

Conforme a Coordenadoria de Imunização, desde o início da campanha 1.288 pessoas receberam a imunização, sendo 387 crianças, 81 gestantes, 14 puérperas, 478 idosos, 108 professores e 102 trabalhadores da saúde.

A campanha segue até 1º de junho, com doses disponíveis na Sala de Vacinação, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição, como o cartão do HiperDia ou encaminhamento do médico da unidade de saúde.

Cb image default
Fotos: Assessoria PMB

A partir de 21 de maio será liberada a terceira etapa da campanha, que contempla portadores de doenças crônicas, presos, funcionários do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, indígenas e pessoas que já foram submetidas a transplante.