Publicado em 14/05/2018 às 07:59, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Dia D de vacinação contra a Influenza H1N1 movimenta unidades de saúde

ESF’s de Batayporã funcionaram em horário especial para acolher os grupos prioritários da campanha

Assessoria de Comunicação, PMB
Cb image default
Secretária de Saúde acompanhou a vacinação nas unidades de saúde

A procura pela vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) movimentou as unidades de saúde de Batayporã no último sábado (12), Dia ‘D’ de Imunização.

As Estratégias Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Santo Antônio funcionaram em horário especial para acolher os grupos prioritários da campanha, que normalmente não consegue procurar o serviço durante a semana.

No dia da mobilização nacional, foi liberada a segunda etapa da campanha para pessoas com mais de 60 anos, possibilitando a esse público que garantissem a dose da vacina.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, acompanhou a vacinação nas ESF’s e afirmou que a vacina é uma forma de reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus Influenza.

“Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é que as pessoas dos grupos prioritários vacinem-se no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno”, observou.

Cb image default
Batayporã já imunizou 47.18% dos grupos prioritários

A coordenadora de imunização, Keity Marielle Alberto Rodrigues, afirmou que a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% do público alvo, e até o último dia 12 já havia sido imunizado 47.18%. Ainda segundo ela, no entanto, a adesão de idosos é a mais baixa, ao contrário do ano passado que era de crianças.

Conforme a Coordenadoria de Imunização, desde o início da campanha 1.288 pessoas receberam a imunização, sendo 387 crianças, 81 gestantes, 14 puérperas, 478 idosos, 108 professores e 102 trabalhadores da saúde.

A campanha segue até 1º de junho, com doses disponíveis na Sala de Vacinação, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição, como o cartão do HiperDia ou encaminhamento do médico da unidade de saúde.

Cb image default
Fotos: Assessoria PMB

A partir de 21 de maio será liberada a terceira etapa da campanha, que contempla portadores de doenças crônicas, presos, funcionários do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, indígenas e pessoas que já foram submetidas a transplante.