17/10/2022 às 11:02, Atualizado em 17/10/2022 às 12:28

Dia D do Outubro Rosa contabiliza mais de 100 coletas de exame e 81 consultas

Tudo rosa: equipes das ESF capricharam na decoração e na dinâmica de acolhimento. Foto: Jeferson Souza.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promoveu no último sábado (15) o Dia D do Outubro Rosa. A ação especial integra a campanha de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero. Na data, todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizaram atendimento das 8h às 15h, contabilizando a coleta de 111 exames preventivos (papanicolau), 81 consultas médicas com avaliação clínica das mamas e 29 atendimentos odontológicos.

A secretária Letícia Sanches avaliou o trabalho das equipes das cinco ESF (Anorinda Marcelina, Santo Antônio, Sebastião Martins, Santa Luzia e São Luís). “Houve uma grande preocupação em proporcionar um ambiente de acolhimento e todos estiveram envolvidos em cada detalhe, desde o convite às mulheres, até a decoração das unidades e a dinâmica especial de atendimento”, avaliou a gestora.

Mobilização da Atenção Primária à Saúde garante ampla campanha. Foto: Secretaria Municipal de Saúde.

O Outubro Rosa em Batayporã conta ainda com programação de atendimento noturno conforme cronograma das unidades e coleta do exame preventivo durante todo o mês nos horários normais de funcionamento.

No dia 18, as ESF Santa Luzia e Sebastião Martins irão atender das 17h às 20h. No dia 21, a ESF Santo Antônio também atenderá das 17h às 20h. Já dia 27, a ESF Anorinda Marcelina atenderá das 17h às 21h. O intuito é flexibilizar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e incentivar o autocuidado.

Para marcar o encerramento da campanha, no dia 31 será promovido sorteio de um kit beleza. Todas as mulheres que realizarem exames preventivos durante o Outubro Rosa irão concorrer ao prêmio.