Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

20/08/2018 às 09:53, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Dia ‘D’ reforça importância de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Cb image default

Para intensificar a vacinação contra a Poliomielite e Sarampo a todas as crianças com idade entre um e menores que cinco anos, as unidades de saúde de Batayporã funcionaram em horário especial no último sábado (18), “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação.

O atendimento foi concentrado nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) Santa Luzia e Santo Antônio, que contaram com a presença do Zé Gotinha, símbolo da campanha contra a pólio, que esteve acompanhado da Maria Gotinha.

Na oportunidade, percorreram ruas e avenidas da cidade e passaram pela Feira do Produtor com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da vacinação contra a paralisia infantil e também contra outras doenças como o sarampo, rubéola e caxumba.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, acompanhou os personagens em toda a ação e chamou a atenção para a importância da campanha. “É imprescindível que todas as crianças público-alvo da campanha sejam imunizadas para evitar a reintrodução da Poliomielite e garantir a eliminação do Sarampo no país, e a única forma de prevenção é a vacina”, frisou.

Cb image default

Em Batayporã, são 656 crianças na faixa etária de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 624 crianças para atingir o marco de 95% de cobertura, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o último sábado, “Dia D”, 430 crianças já haviam sido protegidas contra a Poliomielite e Sarampo, o que corresponde a 67% da meta.

A Campanha Nacional de Vacinação segue até 31 de agosto. As doses estão disponíveis na Sala de Vacina, que fica situada na ESF Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação.

Sobre a Campanha - A vacinação está sendo realizada de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem receber um reforço. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida recebem a vacina injetável e as que já foram imunizadas com uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores que cinco estão recebendo uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Cb image default

Cb image default

Cb image default

Cb image default

Cb image default
Fotos: Assessoria PMB