30/01/2023 às 10:26, Atualizado em 30/01/2023 às 12:59

Em um ano, atenção primária à Saúde de Batayporã salta para o 2º melhor desempenho de MS

Avaliação está de acordo com o Indicador Sintético Final (ISF), do Previne Brasil, modelo de financiamento utilizado pelo SUS

No domicílio, agente comunitária de saúde confere carteirinha de vacinação infantil. Foto: Maicon Araújo.

A Atenção Primária à Saúde de Batayporã foi classificada recentemente como a segunda melhor entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com nota 9.70 no Indicador Sintético Final (ISF) do programa Previne Brasil, que é responsável por acompanhar os critérios de financiamento estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A posição é referente ao terceiro quadrimestre de 2022 e foi alcançada no período de um ano.

O ranqueamento foi divulgado na última sexta-feira (27) pelo Governo do Estado e pode ser consultado na plataforma eSUS Feedback. Pela ferramenta, é possível verificar que, ao longo de 2022, o município saltou da 21ª posição, com nota 7.16 no primeiro quadrimestre (Q1), para a nota 9.70 no terceiro quadrimestre (Q3). Em 2020 e 2021, o município ocupou as 48ª e 44ª posições no Estado, com notas 3.22 e 6.03 no Q3, respectivamente.

Assistência às gestantes também está entre os indicadores considerados pelo Previne Brasil. Foto: Maicon Araújo.

O cálculo do ISF releva sete indicadores: 1. proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; 2. proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3. proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 4. proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; 5. proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada; 6. proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7. proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, ações como a informatização da rede, que atualizou os sistemas de todos os serviços e passou a contar com o uso de tablets pelos agentes comunitários de saúde, a escuta com os servidores da pasta, capacitação e investimentos em infraestrutura, como melhorias prediais e aquisição de equipamentos, influenciaram diretamente na melhora do desempenho.

Informatização: tablets auxiliam trabalho dos agentes comunitários e otimizam envio de relatórios ao Ministério da Saúde. Foto: Jeferson Souza.

“É como temos dito: agora, o Ministério da Saúde é comunicado de fato sobre o trabalho desenvolvido em Batayporã. Antes, esses dados não eram enviados efetivamente. Inclusive, implantamos uma importante ferramenta de transparência, que é a Plataforma Saúde +. Pelo site da Prefeitura, qualquer cidadão pode acessá-la e conferir todos os procedimentos que estão sendo realizados pela rede no dia. São relatórios completos de cada serviço”, detalhou a gestora.

Previne Brasil

Além do Pagamento por Desempenho, o Previne Brasil também releva os fatores Incentivo, com base em Critério Populacional, Captação Ponderada, este com vistas à situação social da população atendida pela rede de saúde, e Incentivo para Ações Estratégicas. Conforme descreve o Ministério da Saúde, a proposta do programa tem como foco “aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem”.