23/04/2018 às 08:55, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Município inicia Campanha de Vacinação contra Influenza

Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 90% do público-alvo até o dia 1º de junho

Doses estão disponíveis na Sala de Vacinação, no ESF Santa Luzia. Foto: Assessoria PMB

Seguindo o calendário nacional de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã iniciou nesta segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). A intenção é imunizar 90% do público-alvo até o dia 1º de junho, quando encerra a campanha.

A imunização é direcionada, inicialmente, a crianças entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos e 11 meses), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa contemplará, a partir do dia 12 de maio, pessoas com mais de 60 anos. A partir de 21 de maio, a vacinação estende-se a portadores de doenças crônicas, presos, funcionários do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, indígenas e pessoas que já foram submetidas a transplante.

As doses estão disponíveis na Sala de Vacinação, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e documento original com foto. No caso de doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove a condição, como o cartão do HiperDia ou encaminhamento do médico da unidade de saúde.

“Estamos iniciando mais uma campanha contra a gripe e o nosso apelo é que o público-alvo compareça na Sala de Vacinação. Pretendemos não apenas alcançar a meta de 90% de cada grupo, como reduzir casos graves da doença que levam à hospitalização e aumentam o risco de morte”, explicou a secretária Marcela Leite.

A Gestora alertou que a vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos dos vírus variam ano a ano. A vacina do tipo trivalente é eficaz e garante imunidade contra H1N1, H3N2, bem como um dos tipos da Influenza B.

Segundo a coordenadora municipal de imunização, Keity Marielle Alberto Rodrigues, em 2017 foram aplicadas pouco mais de três mil doses em Batayporã, não sendo possível atingir a meta.

Dia “D” – Para atingir a meta de imunização, o Município vai realizar em 12 de maio o Dia “D” de mobilização, que ocorrerá nos ESF’s Santa Luzia e Santo Antônio, no período das 7h às 16h.

Sobre a influenza – A influenza é uma infecção viral aguda, de elevada transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A transmissão se dá através de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos levadas à boca, olhos ou nariz após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a influenza atinge de 5 a 10% dos adultos e de 20 a 30% das crianças em todo o mundo, com 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes por ano.