Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

04/11/2021 às 11:14, Atualizado em 04/11/2021 às 12:16

Novembro Azul conta com mutirão preventivo com orientações e encaminhamento para exame PSA

Ações se concentram em todas as unidades de Saúde da Família nos dias 9 e 10

Cb image default

A campanha mundial ‘Novembro Azul’, com foco na promoção da saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, tem atividades especiais em Batayporã ao longo do mês em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) com orientações preventivas e encaminhamentos para coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que permite o rastreamento do câncer em homens assintomáticos.

Além dos trabalhos contínuos, as equipes de saúde concentraram o Dia D para orientação clínica, avaliação de saúde bucal e encaminhamento para o exame, que será realizado pelo Laboratório Municipal. No dia 9 de novembro, das 18h às 22h, as ESF Santa Luzia e Santo Antônio irão atender ao público. Já no dia 10, a unidade São Luiz (assentamento) atende das 7h às 13h, e as ESF Anorinda Marcelina e Sebastião Martins atendem das 18h às 22h.

“Nós procuramos estabelecer horários que favoreçam a rotina dos homens. Muitos trabalham durante o dia e acabam deixando o cuidado com a saúde para depois. Nossa intenção é despertar o autocuidado e mostrar que a rede está à disposição”, explicou a secretária de Saúde, Letícia Sanches.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora da Atenção Básica em Batayporã, Franciele Figueiredo Cantadori, o rastreio do câncer de próstata é feito a partir do exame PSA e de toque. “Os dois são complementares. A Sociedade Brasileira de Urologia orienta iniciar o rastreio na população geral aos 50 anos. Porém, quem tem histórico de câncer de próstata em parente de primeiro grau ou é afrodescendente deve iniciar aos 45 anos”, complementou.