Publicado em 04/11/2022 às 17:03, Atualizado em 04/11/2022 às 21:13

Novembro Azul em Batayporã promove saúde do homem com ações em horários diferenciados

Programação da campanha inclui Dia D para consultas médicas, avaliação odontológica, agendamentos de exame de toque retal, coleta de exame PSA, dentre outras estratégias

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Cb image default

A campanha de prevenção do câncer de próstata e de promoção da saúde do homem, Novembro Azul, já iniciou sua programação em Batayporã. A Secretaria Municipal, por meio da coordenação da Atenção Primária à Saúde, organizou ações em horários diferenciados para potencializar o alcance de público.

Durante todo o mês, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF), é possível agendar o exame de toque retal com médicos especialistas. No Laboratório Municipal, às sextas-feiras, as equipes realizam teste rápido com a coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que permite o rastreamento do câncer em homens assintomáticos.

Com o intuito de flexibilizar os horários, também será promovido o Dia D de Atendimento Noturno em todas as ESF da área urbana, no dia 10 de novembro, das 18h às 21h, e na ESF São Luís, das 7h às 12h. Na data, serão feitas consultas médicas, pedidos de exames e avaliações odontológicas para rastreamento do câncer bucal. No mesmo dia, as ESF Santo Antônio e Santa Luzia e São Luiz promoverão o Dia D de Vacinação, das 18h às 21h, para atualização da caderneta. Na ESF São Luiz, a ação acontecerá das 7h às 11h.

Segundo a enfermeira coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Franciele Cantadori, as equipes se mobilizam na promoção do cuidado integral. “Queremos que os homens entendam que não basta prevenir o câncer de próstata, que tem grandes chances de cura se diagnosticado precocemente, mas de cuidar da saúde como um todo. É preciso arrumar um tempo para si e estar em dia com a própria saúde”, explicou a profissional.