Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

05/10/2022 às 10:00, Atualizado em 05/10/2022 às 10:06

Outubro Rosa tem reforço com atendimento noturno nas ESF e Dia D de Prevenção

Além do agendamento ao longo de todo o mês, unidades de saúde concentram programação especial para incentivar coleta de exames preventivos

Cb image default

A campanha mundial de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero, Outubro Rosa, concentra ações especiais em Batayporã para incentivar o autocuidado das mulheres e a coleta de exames preventivos. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF), organizou cronograma de atendimentos noturnos e Dia D de Prevenção, previsto para 15 de outubro.

Segundo a secretária Letícia Sanches, o intuito é garantir o maior número possível de mulheres com a rotina preventiva em dia. Durante todo o mês, será possível agendar a coleta de exame citopatológico de colo uterino (Papanicolau) e as ESF farão atendimento noturno conforme programação.

Já no dia 15 de outubro, haverá mobilização com Dia D de Prevenção. Na data, todas as unidades irão ofertar coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas com pedido de mamografia (se necessário) e consulta odontológica, das 8h às 15h.

Para marcar o encerramento da campanha, no dia 31 será promovido sorteio de um kit beleza. Todas as mulheres que realizarem exames preventivos durante o Outubro Rosa irão concorrer ao prêmio.

“Nossa equipe da atenção primária se dedica muito e temos um planejamento para apoiar as mulheres. Infelizmente, as obrigações do dia a dia acabam inibindo o autocuidado, aquele olhar para a própria saúde. Além do cronograma geral, cada unidade também promove ações específicas, com grupos de mulheres, palestras e orientações multiprofissionais”, detalhou Letícia.

Confira a programação completa do Outubro Rosa em Batayporã

Coleta de exames preventivos durante todo o mês em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) com agendamento.

Atendimento noturno nas ESF com coleta de exames (sob agendamento)

18/10 – ESF Santa Luzia, das 17h às 20h.

18/10 - ESF Sebastião Martins, das 17h às 20h.

21/10 – ESF Santo Antônio, das 17h às 20h.

27/10 - ESF Anorinda Marcelina, das 17h às 21h.

15/10 – DIA D DE PREVENÇÃO

Coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas com pedido de mamografia (se necessário) e consulta odontológica.

Em todas as ESF, das 8h às 15h.

31/10 Sorteio Especial

Sorteio de kit beleza para todas as mulheres que realizaram exame preventivo durante o Outubro Rosa.