26/11/2018 às 09:21, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

“Passos que Salvam” mobiliza batayporaenses na luta contra o câncer infantojuvenil

Mais uma vez os batayporaenses demonstraram solidariedade em prol da vida ao participarem da caminhada “Passos que Salvam”, realizada neste domingo (25). O movimento a favor do Hospital de Amor, mantido pela Fundação Pio XII, foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Mais do que arrecadar fundos para os tratamentos, com a venda dos kits, a mobilização procurou despertar em toda a população a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.

Realizado simultaneamente com vários municípios brasileiros, o evento reuniu integrantes de clubes de serviço, grupos de ciclismo, moto clube, empresários, membros do Conselho Municipal de Saúde, agentes comunitários de saúde, vereadores e população em geral.

Com a venda dos kits, contendo uma camiseta, boné e sacola personalizada, foi possível arrecadar mais de R$ 4.300,00, que serão revertidos para a manutenção do Hospital Infantojuvenil, em Barretos.

Fotos: Assessoria PMB

A secretária de Saúde, Marcela Leite, agradece a todos que participaram e contribuíram com o movimento, ressaltando que somente com a força e união das pessoas é possível salvar vidas. “O câncer quando diagnosticado precocemente tem maior probabilidade de cura e precisa contar com a conscientização de todos”, sublinhou.

O câncer infantil é a terceira causa de morte de crianças no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e o mais comum é a leucemia.

Sinais e sintomas - Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença estão dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga e brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.