Publicado em 04/04/2023 às 07:59, Atualizado em 04/04/2023 às 12:02

Saúde de Batayporã adquire nova van para transporte de pacientes

Veículo de 21 lugares é o 12º a compor a frota em dois anos; aquisição visa otimizar rotina para população que realiza tratamento em outros municípios

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Prefeito, vice-prefeito, secretária municipal e vereadores conferiram novo veículo. Foto: Maicon Araújo.

O prefeito de Batayporã, Germino Roz, realizou na última segunda-feira (03), a entrega oficial de uma van modelo Mercedes Benz 315 CDI, com 21 lugares. O veículo é destinado à frota da Secretaria Municipal de Saúde e irá auxiliar pacientes e acompanhantes que precisam se deslocar para tratamentos e exames médicos em outros municípios.

Sob o valor de R$ 420 mil, a van foi adquirida por meio de convênio com o Governo Estadual, no montante de R$ 300 mil, e complementação de R$ 120 mil, com recursos próprios do município. Durante a entrega, o gestor esteve acompanhado do vice-prefeito Cacildo Paião, da secretária de Saúde, Letícia Sanches, e dos vereadores João Paulo, João Carlos, Vanderley do Ônibus, Henrique Bacatão e Maurício Ribeiro.

Na ocasião, o prefeito informou que a referida secretaria ainda aguarda a entrega de um Chevrolet Onix, e pretende adquirir mais um Chevrolet Spin (veículo com sete lugares) e uma ambulância. “São aquisições possíveis porque há uma gestão eficiente do recurso público e parcerias, a exemplo da Câmara, que fiscaliza e nos apoia apontando as necessidades da população”, analisou Germino.

A secretária Letícia Sanches pontuou que a demanda por viagens é frequente devido à regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Intervenções de média e alta complexidade são realizadas nas cidades que são polos regionais, as chamadas macro e microrregiões. Nós também temos que corresponder à oferta das vagas. Então, assim que uma vaga fica disponível, encaminhamos pacientes para diversos municípios, inclusive, fora do Estado”, explicou a titular da Saúde.

O cenário fez com que a renovação da frota fosse uma das prioridades. Ao longo de dois anos, essa é a 12ª aquisição realizada pela Prefeitura de Batayporã.

Foto: Maicon Araújo.
Foto: Maicon Araújo.