Publicado em 18/07/2022 às 14:08, Atualizado em 18/07/2022 às 18:16

Saúde de Batayporã realiza ações especiais de promoção da saúde do homem

Prefeitura Municipal de Batayporã-MS, Assessoria de imprensa
Assessoria de Comunicação PMB

Unidades de saúde promoveram estratégias em alusão ao Dia do Homem, celebrado no último fim de semana

Na última sexta-feira (15), as equipes de saúde da família de Batayporã realizaram diversas ações referentes ao Dia do Homem. Com o tema Saúde do Homem e Hepatites Virais, diversas equipes de saúde familiar do município aplicaram vacinas, testes rápidos e orientaram o público masculino sobre as doenças abordadas.

Conforme último boletim epidemiológico de hepatites virais, publicado pelo Ministério da Saúde em 2021, nos últimos anos o Brasil apresentou queda considerável nos quatro tipos da doença. Entretanto, a meta é reduzir os atuais índices de diagnósticos em 90% e de óbitos em 65%. Com o intuito de prevenir e diagnosticar casos de hepatite no município, as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram testes rápidos de hepatite, bem como aplicaram doses das vacinas de COVID-19 e influenza, além de oferecem também exames clínicos odontológicos.

Nas ESFs Anorinda, Sebastião Martins e Santo Antônio, 94 testes rápidos foram realizados e mais de 150 pessoas orientadas. Já na ESF Santa Luzia, foi feita orientação e conscientização sobre as saúde do homem, enquanto a ESF Santo Antônio ofereceu palestra realizada pelo Dr José Roberto Battistetti sobre hepatites virais e saúde do Homem. Em ação noturna volante, maior parte das ESFs de Batayporã executaram as estratégias. Ademais, todas unidades distribuíram kits de preservativos para todos os orientados na ação.