30/11/2018 às 08:18, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Saúde irá realizar mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti

As ações serão intensificadas em alusão ao “Dia D de Combate ao Aedes”, celebrado neste 30 de novembro

Foto: Divulgação

Neste 30 de novembro é celebrado nacionalmente o “Dia D de Combate ao Aedes”. Uma iniciativa que visa alertar a população sobre a importância de combater o transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente antes da chegada do verão, período mais favorável à sua proliferação.

Em Batayporã, a ação de mobilização será realizada na próxima semana. Para intensificar o combate ao mosquito e prevenir a transmissão das doenças, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na terça-feira (4) um mutirão na área urbana e rural do município.

O objetivo é eliminar o maior número de criadouros e mobilizar a população a entrar na guerra contra o mosquito. Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias irão vistoriar todos os imóveis. Por isso, é necessário que os munícipes colaborem com os agentes, deixando-os entrar em suas casas para identificar e retirar recipientes que possam acumular água, além da aplicação de larvicidas.

“Ao longo da semana iremos intensificar as ações voltadas para eliminação dos criadouros e orientações às pessoas sobre atitudes simples, mas eficazes, para contribuição no combate à proliferação do Aedes aegypti”, ressaltou a secretária de Saúde, Marcela Leite.

A Gestora reforça que as equipes da Secretaria de Saúde têm atuado durante todo o ano para combater os focos do mosquito, incluindo visitas domiciliares, monitoramento de pontos considerados estratégicos, além de atividades educativas.

“Nossas equipes trabalham o ano todo, visitando as casas, fiscalizando e falando de prevenção, mas esse trabalho é ainda mais necessário agora, antes do verão, por causa do período de chuva, associado ao calor, é a época de maior proliferação do mosquito”, enfatizou Marcela.