Publicado em 19/09/2019 às 08:32, Atualizado em 23/11/2020 às 14:22

Setembro Amarelo: Saúde capacita profissionais da rede para prevenção ao suicídio

Assessoria de Comunicação, PMB
Cb image default

A prevenção ao suicídio é apontada pelo Ministério da Saúde como a principal ação para diminuir os casos. Além de estar atento aos sinais de alerta é necessário capacitar profissionais para esse atendimento.

Diante desse cenário e visando sempre a ampliação da qualidade dos serviços, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (18) mais uma ação de educação permanente aos profissionais lotados na pasta.

A capacitação teve como proposta desenvolver nos profissionais da rede habilidades relacionadas à escuta, prevenção, proteção e amparo às pessoas que passam por um momento de vulnerabilidade psicológica.

Voltada para os médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias, e recepcionistas de todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), a formação teve como tema “Sua vida vale a pena”, sendo ministrada pela enfermeira especialista em Políticas de Saúde Mental, Saúde Pública e Educação, Priscila Maria Marcheti Fiorin, que também é docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A ação também foi coordenada pela consultora em Gestão de Saúde e administradora hospitalar, Dinaci Ranzi.

Cb image default

A capacitação abrangeu aspectos como o comportamento, as causas e consequências de tentativas de suicídio e o suicídio em si, e a rede de apoio. Tiveram orientação sobre os fatores de risco e de proteção para o suicídio, os índices de mortalidade por suicídio no mundo, no Brasil e em Mato Grosso do Sul, bem como formas adequadas de compreender e ajudar uma pessoa que tem ideações de atentar contra a própria vida.

A titular da Secretaria de Saúde, Marcela Leite, participou da formação e ressaltou que a iniciativa faz parte de um cronograma de ações que vem ocorrendo desde o início do mês em alusão à campanha “Setembro Amarelo”. Atividades que pretendem sensibilizar e aprofundar reflexões sobre prevenção ao suicídio.

“A formação e atualização dos profissionais são de extrema importância para o bom atendimento à população. Falar sobre esse tema com os funcionários da saúde é importante para que eles estejam mais preparados para identificar, abordar e encaminhar pacientes com possíveis riscos de suicídio, prevenindo que a pessoa cometa o ato e, também, ter um cuidado com a saúde mental desses profissionais”, enfatizou a Secretária.

Cb image default
Fotos: Assessoria PMB

Vale ressaltar que durante todo o mês, as equipes da Secretaria de Saúde e outros órgãos da Administração Municipal estão promovendo palestras e diversas ações de prevenção ao suicídio.