16/05/2022 às 10:57, Atualizado em 16/05/2022 às 11:00

Vacinação contra a Influenza avança em Batayporã e inclui todos os grupos prioritários

Estratégias de Saúde da Família Santo Antônio e Santa Luzia realizam vacinação das 7h às 10h, e das 13h às 16h. Foto: Ana Carla Barbosa/ Prefeitura de Batayporã.

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe) passa a atender todos os públicos prioritários em Batayporã a partir desta segunda-feira (16). Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, agora, a estratégia passa a atender pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores do sistema portuário, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os grupos devem procurar as Estratégias de Saúde da Família Santo Antônio e Santa Luzia, das 7h às 10h, e das 13h às 16h. Caminhoneiros devem apresentar manifesto (Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais) e os trabalhadores do transporte coletivo devem apresentar comprovante de vínculo trabalhista.

Além do novo público, professores, gestantes, puérperas, profissionais da Saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos também podem se vacinar contra a gripe. Vale lembrar que as crianças da referida faixa etária e profissionais da Saúde também podem se imunizar contra o sarampo.

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

*Com informações do Ministério da Saúde.