13/07/2020 às 09:51, Atualizado em 23/11/2020 às 11:22

Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica apresentam ações de orientação e fiscalização durante a pandemia

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

A crise pandêmica do novo coronavírus e as normas determinadas pelo Governo Municipal em relação aos cuidados sanitários e à saúde da população exigiram medidas rápidas e em larga escala por parte das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.

Com o objetivo de informar à população sobre o importante papel dos órgãos, que são vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, um balanço das ações realizadas durante o mês de junho foi divulgado nesta segunda-feira (13).

Conforme levantamento apresentado pela Vigilância Sanitária foram contabilizadas 428 ações de fiscalização e apuração de denúncias, aferição de temperatura e orientação para cumprimento dos decretos referentes ao combate à Covid-19.

Dessas ações, resultaram em 27 denúncias recebidas, das quais 15 não procederam; 21 operações de orientação e fiscalização; 04 abordagens de ambulantes irregulares; 04 acompanhamentos em eventos; 10 notificações, aplicação de 02 multas e interdições a estabelecimentos comerciais.

Foto: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

Além das operações itinerantes, os fiscais da Vigilância Sanitária averiguaram a temperatura corporal de 345 pessoas, e ainda têm prestado todo apoio ao comércio da cidade.

De acordo com o coordenador da Visa, Anderson Tolotti, desde o início da pandemia as equipes foram adaptadas para garantir total cobertura das ações. “Temos nos empenhado e nos desdobrado para não só fiscalizar, mas orientar as pessoas sobre a importância de seguir com as medidas de prevenção. É importante que todos tenham consciência e colaborem com o cumprimento dos decretos vigentes”, frisou.

Denúncias - O cidadão pode contribuir na fiscalização, entrando em contato com os fiscais pelos telefones (67) 9 9817-0592 (Vanderlei), (67) 9 9271-2982 (Anderson), (67) 9 9856-3590 (Rodrigo), (67) 9 9872-0664 (Patrícia), (67) 9 9671-5369 (João Paulo), (67) 9 9857-5371 (Jairo), (67) 9 9979-8851 (Bruno) e pelo (67) 9 9695-3932 (Antônio).

Foto: Aline Leão/Assessoria PMB

Vigilância Epidemiológica – Desde o primeiro caso de Covid-19 registrado em Batayporã a equipe da Vigilância Epidemiológica mobilizou todos os esforços para contenção da propagação do vírus entre a população, traçando estratégias no sentido de monitorar para executar ações de enfrentamento ao avanço da pandemia.

A atuação da equipe baseia-se na identificação, notificação, registro, coleta de amostras, investigação laboratorial, manejo e medidas de prevenção e controle, de acordo com cada cenário da evolução local da doença.

Conforme relatório divulgado, o Centro de Triagem ao Coronavírus registrou durante o mês de junho 450 atendimentos. Desse número, resultou em 192 pessoas sendo monitoradas atualmente.

Foto: Marcos Donzeli/Assessoria PMB

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Franciele Figueiredo, ressalta a importância de as pessoas com sintomas gripais buscarem atendimento no Centro de Triagem. “É importante que a população procure o Centro de Triagem para avaliação da equipe médica e de enfermagem. Conforme diagnóstico, o paciente sai com prescrição médica para o tratamento e, mediante o início dos sintomas é realizado o teste rápido, ou o mesmo é agendado seguindo o protocolo de atendimento”, explicou.

Franciele orienta ainda que ao início de qualquer síndrome gripal é necessário procurar atendimento para que os sintomas não sejam agravados. “O tempo frio é propício para síndromes gripais e agravamento das síndromes respiratórias. Portanto, as pessoas precisam ter consciência e evitar aglomeração, usar máscara e sair de casa somente se for necessário”, recomendou.