18/01/2023 às 12:49, Atualizado em 19/01/2023 às 10:01

Trabalhadores da Sodeta recebem novo equipamento de proteção individual

Kits foram adquiridos conforme exigências de cada função; Secretaria já iniciou distribuição dos EPI entre as frentes de trabalho

Servidores contam com itens diversos conforme necessidade de cada função. Prefeitura de Batayporã.

Os servidores da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã começaram a receber nesta semana novos kits com equipamentos de proteção individual (EPI). A Prefeitura adquiriu centenas de itens diversos. O total do investimento é de R$ 42.831,01. Na última terça-feira (17), parte do material já começou a ser distribuída entre os trabalhadores.

Os servidores ainda tiveram palestra ministrada pela engenheira do trabalho Gleice Piovesan, com orientações sobre o uso dos EPI, conservação e procedimentos de segurança. As orientações técnicas também foram acompanhadas pelo secretário municipal Renam Bom e pelo responsável pelo Departamento de Serviços Urbanos (DSU), Paulo Oliveira.

Kits foram personalizados para dez frentes de trabalho. Prefeitura de Batayporã.

A Sodeta organiza a entrega dos equipamentos entre os setores, que foram classificados em dez frentes: viveiro, lavador, varrição de rua, coleta de resíduos, manutenção civil, manutenção elétrica, equipe de limpeza de praças e prédios públicos, coleta de resíduos, trabalhos com motosserra, oficina mecânica e operação de máquinas agrícolas. ´

Para cada setor, há um kit específico. A oficina mecânica, por exemplo, é a mais equipada. Os trabalhadores contam com botina de segurança, kit soldador (luva avental e mangote), lentes para maçarico, luva vaqueta, luva nitrílica reforçada, lentes para maçarico, máscara articulada de solda, óculos de proteção lente transparente, óculos maçariqueiro, respirador descartável com válvula – PFF-2, protetor auricular tipo concha e viseira articulada incolor.

Prefeito Germino participou de mais uma etapa das entregas e conversou com os trabalhadores. Foto: Prefeitura de Batayporã

Entre outros equipamentos adquiridos pelo Poder Executivo, há ainda perneira, bloqueador solar UVA/UVB e capas de chuva. “São muitos equipamentos. Cada kit corresponde a uma função e à necessidade do trabalhador. Realizamos a orientação sobre a utilização desses EPI, conservação e até a substituição dos equipamentos antigos. Agora, a Sodeta irá concluir as entregas”, descreveu Gleice.

Nesta quarta-feira (18), o prefeito Germino Roz acompanhou mais uma etapa das entregas e conversou com os trabalhadores. “Esse equipamento vem trazer mais segurança para vocês e ajuda a firmar uma identidade visual. É muito importante que todos façam o uso do kit completo. Essa aquisição é uma reivindicação antiga, inclusive, muito reforçada pelo falecido vereador Miguelzinho. Pudemos realizar a compra após fazermos uma nova licitação, pois a que fizemos anteriormente teve muitos itens desertos e foi inviabilizada. Ainda estamos fazendo mais investimentos pensando nos servidores”, afirmou aos trabalhadores.

Engenheira do trabalho repassou orientações sobre uso e conservação dos EPI. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Foto: Prefeitura de Batayporã