Publicado em 18/01/2023 às 12:49, Atualizado em 19/01/2023 às 13:01

Trabalhadores da Sodeta recebem novo equipamento de proteção individual

Kits foram adquiridos conforme exigências de cada função; Secretaria já iniciou distribuição dos EPI entre as frentes de trabalho

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Batayporã
Servidores contam com itens diversos conforme necessidade de cada função. Prefeitura de Batayporã.

Os servidores da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta) de Batayporã começaram a receber nesta semana novos kits com equipamentos de proteção individual (EPI). A Prefeitura adquiriu centenas de itens diversos. O total do investimento é de R$ 42.831,01. Na última terça-feira (17), parte do material já começou a ser distribuída entre os trabalhadores.

Os servidores ainda tiveram palestra ministrada pela engenheira do trabalho Gleice Piovesan, com orientações sobre o uso dos EPI, conservação e procedimentos de segurança. As orientações técnicas também foram acompanhadas pelo secretário municipal Renam Bom e pelo responsável pelo Departamento de Serviços Urbanos (DSU), Paulo Oliveira.

Kits foram personalizados para dez frentes de trabalho. Prefeitura de Batayporã.

A Sodeta organiza a entrega dos equipamentos entre os setores, que foram classificados em dez frentes: viveiro, lavador, varrição de rua, coleta de resíduos, manutenção civil, manutenção elétrica, equipe de limpeza de praças e prédios públicos, coleta de resíduos, trabalhos com motosserra, oficina mecânica e operação de máquinas agrícolas. ´

Para cada setor, há um kit específico. A oficina mecânica, por exemplo, é a mais equipada. Os trabalhadores contam com botina de segurança, kit soldador (luva avental e mangote), lentes para maçarico, luva vaqueta, luva nitrílica reforçada, lentes para maçarico, máscara articulada de solda, óculos de proteção lente transparente, óculos maçariqueiro, respirador descartável com válvula – PFF-2, protetor auricular tipo concha e viseira articulada incolor.

Prefeito Germino participou de mais uma etapa das entregas e conversou com os trabalhadores. Foto: Prefeitura de Batayporã

Entre outros equipamentos adquiridos pelo Poder Executivo, há ainda perneira, bloqueador solar UVA/UVB e capas de chuva. “São muitos equipamentos. Cada kit corresponde a uma função e à necessidade do trabalhador. Realizamos a orientação sobre a utilização desses EPI, conservação e até a substituição dos equipamentos antigos. Agora, a Sodeta irá concluir as entregas”, descreveu Gleice.

Nesta quarta-feira (18), o prefeito Germino Roz acompanhou mais uma etapa das entregas e conversou com os trabalhadores. “Esse equipamento vem trazer mais segurança para vocês e ajuda a firmar uma identidade visual. É muito importante que todos façam o uso do kit completo. Essa aquisição é uma reivindicação antiga, inclusive, muito reforçada pelo falecido vereador Miguelzinho. Pudemos realizar a compra após fazermos uma nova licitação, pois a que fizemos anteriormente teve muitos itens desertos e foi inviabilizada. Ainda estamos fazendo mais investimentos pensando nos servidores”, afirmou aos trabalhadores.

Engenheira do trabalho repassou orientações sobre uso e conservação dos EPI. Foto: Prefeitura de Batayporã.
Foto: Prefeitura de Batayporã