Publicado em 10/10/2022 às 22:37, Atualizado em 11/10/2022 às 02:39

Servidores da Assistência Social de Batayporã recebem ação da Escola Federativa

Organizada em cinco passos, formação aborda pontos fundamentais da gestão pública

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
“Na ponta da língua”: trilha básica do conhecimento é conteúdo fundamental para aprimorar serviço público. Fotos: Prefeitura de Batayporã.

O Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Batayporã promoveu recentemente mais uma ação da Escola Federativa. O coordenador Anderson Borges Claro apresentou aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social a ‘Trilha Básica do Conhecimento’, um conjunto de formações organizado em cinco passos.

Conforme descreve o Governo Federal, a Escola Federativa é “uma plataforma de agregação de conhecimento para capacitar e aprimorar servidores públicos e agentes políticos de todos os municípios brasileiros”. Por meio de parcerias, são disponibilizados cursos gratuitos com foco no planejamento, formulação e implementação de políticas públicas.

“Nós não só apresentamos todas as ferramentas da escola, mas enfatizamos que a trilha básica é fundamental, algo que deve estar na “ponta da língua” dos servidores. Esse é o foco do Governo e nós temos uma meta, que são 80% dos servidores com conhecimento da trilha”, detalhou Claro.

O conteúdo formativo contempla cinco temas cruciais da Administração Pública: gestão de informação e documentação; políticas públicas e governo local; nova lei de licitações: gestão contratual; gestão orçamentária e financeira; ética e serviço público.

Batayporã está entre os 50 primeiros municípios do Brasil a aderir à Escola Federativa e é o primeiro de Mato Grosso do Sul. Além do funcionalismo público, as atividades da escola também contemplam grupos estratégicos. No mês de julho, estudantes do Programa Jovem Aprendiz receberam palestra sobre os serviços disponibilizados pelo sistema Gov.br.