Publicado em 27/03/2023 às 09:37, Atualizado em 27/03/2023 às 13:38

Com Mapa de Aptidões concluído, declaração do ITR em Batayporã fica mais segura

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Cb image default
Levantamento preciso foi garantido por ferramentas digitais de geoprocessamento. Foto: Prefeitura de Batayporã. 

A Prefeitura de Batayporã concluiu recentemente o Mapa de Aptidões Agrícolas do município. Realizado por meio de ferramentas digitais de geoprocessamento, o mapa detalha com exatidão as áreas de aptidões classificando as regiões em lavoura boa, lavoura regular, lavoura restrita, pastagem plantada, silvicultura ou pastagem natural e preservação da fauna ou flora.

Dentre outros benefícios, o mapa possibilita a atualização das tabelas de referência para o cálculo do Imposto Territorial Rural (ITR). A medida integra as determinações da Receita Federal, que rege as instruções normativas para a cobrança do tributo.

Conforme explicou o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Gabriel Boffo, o imposto é apurado por imóvel rural. As características espaciais de cada unidade produtiva permitem que o valor estimado a ser pago possa ser comparado com o valor autodeclarado pelos proprietários. Com o mapeamento, essa comparação se torna mais acessível e segura tanto para o contribuinte quanto para o recolhedor.

Mais informações sobre o mapa de aptidões e o ITR podem ser esclarecidas pelo departamento responsável por meio do telefone 67 3443 1288.