Publicado em 02/02/2021 às 15:15, Atualizado em 02/02/2021 às 19:45

Dívidas dos contribuintes com a Prefeitura somam quase R$ 7 milhões

IPTU está entre os tributos mais negligenciados e representa perda de mais de R$ 2 milhões na arrecadação

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Batayporã
Executivo pode incluir devedores no cadastro de dívida ativa após 60 dias do vencimento das guias de cobrança. Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Batayporã.

De acordo com o resumo de dívida ativa disponibilizado pelo setor de Tributação da Prefeitura, a inadimplência dos contribuintes com todos os tributos municipais em Batayporã chega a quase R$ 7 milhões. O levantamento foi realizado no último dia 13 de janeiro e aponta o valor de R$ 6.697.366, 76. Vale destacar que os números saltam a cada dia devido ao acréscimo de juros. Boa parte dos débitos está concentrada no Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), que representa um total de R$ 2.457.919,79.

O IPTU é uma das principais fontes de receita dos municípios brasileiros. “É um dinheiro que faz uma falta tamanha para a gestão. Para se ter uma ideia, com R$ 1 milhão nós estamos asfaltando a Vila Militar. Toda arrecadação deveria estar em dia para conseguirmos revertê-la em obras e serviços essenciais”, pontuou o prefeito Germino Roz (PSDB).

Um dos fatores que incidiram na atual situação é a ausência de medidas de cobrança e de incentivo à regularização. Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), quando o município não realiza esforços para cobrar e receber débitos nos prazos e níveis previstos na Justiça, pode ser interpretado como um ato criminoso de Renúncia de Receita. As penalizações variam de multas até cassação de mandato.

“Ter a arrecadação em dia não pode ser tratado como uma questão política, mas administrativa, e é assim que estamos encarando essa situação, pois Batayporã necessita urgentemente de recursos para serem investidos em áreas fundamentais”, acrescentou Germino. No momento, apenas 35% dos contribuintes estão em dia com o IPTU no município.

Execução de dívida

A Prefeitura está apta a incluir os devedores no cadastro de dívida ativa do município após 60 dias do vencimento das guias de cobrança. A partir do momento em que o contribuinte é incluído nesse cadastro, existe o prazo de cinco anos para negociação dos débitos de forma amigável ou para que o Poder Público execute a dívida judicialmente. Nesse caso, é possível que o devedor tenha os bens penhorados a fim de garantir a quitação dos débitos.

“O primeiro passo é a notificação por parte da Prefeitura. Esperamos que todas as pessoas notificadas estejam interessadas em regularizar suas dívidas, pois isso é muito mais vantajoso para o contribuinte e para o município. Também estamos trabalhando em medidas de incentivo à regularização”, finalizou o chefe do Executivo.