19/05/2021 às 12:21, Atualizado em 19/05/2021 às 12:33

Batayporã aplica D2 de CoronaVac e inclui contemplados do BPC e trabalhadores do transporte público com D1 de AstraZeneca

Município também retoma vacinação de gestantes com comorbidades com doses da Pfizer

Foto: Maicon Araújo

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã iniciou nesta quarta-feira (19) a aplicação da segunda dose (D2) de CoronaVac em pessoas que receberam a primeira dose do imunizante (D1) no último dia 3 de abril. A Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul (SES-MS) encaminhou 240 doses para completar o esquema vacinal. O público já pode comparecer às salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santo Antônio e Santa Luzia portando carteira de vacinação.

Além das D2, o município aplica 205 primeiras doses de AstraZeneca em trabalhadores do transporte coletivo e pessoas que recebem o benefício de prestação continuada (BPC) do INSS. A remessa também contempla trabalhadores da limpeza urbana, pessoas com comorbidades, trabalhadores da educação e idosos que ainda não receberam a vacina por motivos adversos.

Com a chegada de mais 36 doses da Pfizer, a previsão é que a partir da quinta-feira (20), a rede volte a imunizar gestantes com comorbidades. “Estamos nos esforçando ao máximo para aplicarmos todas as doses assim que elas chegam na cidade. Pedimos para que a população mantenha seus dados atualizados para acompanharmos a cobertura e evitar atrasos”, salientou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches.

Segundo o sistema e-Vacine, Batayporã já imunizou 2.867 pessoas com a primeira dose. Já para D2, o número é de 1.061. O município tem se destacado no ranking da SES-MS entre os cinco melhores índices (102, 10%) de doses aplicadas sobre doses recebidas nas últimas semanas.