Publicado em 21/01/2021 às 10:00, Atualizado em 13/05/2021 às 15:13

Prefeitura esclarece critérios para vacinação contra Covid-19

Foram necessárias readequações após diminuição da quantidade de vacinas enviadas aos municípios de MS

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Batayporã
Cb image default
Doses da CoronaVac foram transportadas e entregues pela PM. Foto: Ana Carla Barbosa

Iniciada nesta semana, a vacinação contra a Covid-19 em Batayporã abrange os idosos internados no Lar Santo Antônio e profissionais de Saúde que têm trabalhado no enfrentamento ao novo Coronavírus. O público-alvo corresponde às orientações do Ministério da Saúde para a primeira etapa da campanha.

De início, a previsão da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) era destinar 606 doses à cidade. A informação foi publicada no Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos Contra a Covid-19. Todavia, com a redução da quantidade de vacinas enviadas à SES pelo Governo Federal, foi necessária uma readequação nos 79 municípios.

Conforme pode ser conferido em tabela publicada pela SES, Batayporã recebeu 198 doses do imunizante. O recebimento da vacina foi feito em ato público. Dividida em duas doses, ainda de acordo com a tabela, a vacinação em Batayporã contabiliza 99 pessoas e está sendo realizada da seguinte maneira:

- 59 doses para os trabalhadores em saúde (linha de frente);

- 8 doses para os trabalhadores em saúde da sala de vacinas;

- 12 doses para os trabalhadores de saúde em instituição de longa permanência;

- 20 doses para idosos residentes em instituições de longa permanência.

Os idosos moradores do Lar Santo Antônio já foram vacinados. O lar conta com 17 internos. Destes, 15 receberam a primeira dose e outros dois aguardam a imunização porque apresentam sintomas gripais e entram no grupo de contraindicação. “As doses estão armazenadas e reservadas para os mesmos. Assim que apresentarem melhora, serão vacinados”, explicou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches.

Vale destacar que a estimativa do Ministério da Saúde para imunização dos trabalhadores em Saúde até o fim da primeira fase da campanha é de 161 profissionais. O quantitativo ministrado agora equivale a 37% deste total, o que também foi programado pela SES. A cobertura será ampliada e concluída gradativamente até o fim da primeira da campanha. “A prioridade é dos profissionais da linha de frente, mas todos serão vacinados”, complementou Letícia.

“As vacinas são ministradas respeitando o protocolo e garantindo a aplicação da segunda dose. Não é uma realidade só de Batayporã, mas uma dificuldade de todos os municípios. Estamos aguardando o envio das próximas unidades para continuarmos a campanha e, o principal, prosseguimos promovendo e cobrando as medidas de segurança”, ratificou o prefeito Germino Roz (PSDB).

Confira a distribuição das vacinas em cada município de Mato Grosso do Sul clicando aqui.