08/05/2021 às 11:44, Atualizado em 08/05/2021 às 11:48

Vacinação segue entre o público com comorbidades e trabalhadores da Educação

Com 190 doses de AstraZeneca recebidas no fim desta semana, a vacinação contra a Covid-19 em Batayporã segue finalizando a imunização dos trabalhadores da educação e de pessoas com comorbidades que têm apresentado laudo médico conforme os critérios da lista de prioridade do Ministério da Saúde. As salas de vacina funcionaram neste sábado (8) atendendo aos agendamentos realizados pelas agentes comunitárias de saúde.

Há ainda a previsão de chegada de mais 40 doses de CoronaVac, as quais deverão ser destinadas exclusivamente para segunda aplicação (D2). Diante da insuficiência das doses de CoronaVac, a Secretaria Municipal de Saúde irá chamar as pessoas com mais idade que já receberam a primeira dose e se encontram na fila para completar a imunização.

“Infelizmente, isso é fruto de uma crise para importar os insumos necessários para a fabricação da vacina. Nós sempre seguimos as resoluções técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado. Esperamos que essa situação se resolva o quanto antes. Estamos fazendo nossa parte com um mapeamento preciso e a agilidade para vacinar”, explicou a secretária Letícia Sanches.

D1 Astrazeneca

As pessoas com comorbidades que ainda não apresentaram laudo médico devem ter a documentação atualizada. O público será imunizado conforme disponibilidade de cada remessa. Veja a lista de comorbidades incluídas como prioridade para vacinação:

diabetes melitus;

pneumopatias crônicas graves;

hipertensão arterial resistente;

hipertensão arterial estágio 3;

hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade;

insuficiência cardíaca;

cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;

cardiopatia hipertensiva;

síndromes coronarianas;

valvopatias;

miocardiopatias e pericardiopatias;

doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

arritmias cardíacas;

cardiopatias congênitas no adulto;

próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

doença cerebrovascular;

doença renal crônica;

imunossuprimidos;

anemia falciforme;

obesidade mórbida;

síndrome de down.

SUGESTÃO DE LEGENDA: Munícipes receberam D1 de AstraZeneca neste sábado (8). Foto: Secretaria Municipal de Saúde.