29/07/2022 às 11:55, Atualizado em 29/07/2022 às 11:58

Batayporã promove “Sábado com Vacina” neste fim de semana

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde irão reforçar vacinação contra Covid-19 e contra a Influenza neste sábado (30)

Equipe irá realizar atendimentos das 13h às 15h30, na Feira Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promove vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza (gripe) neste sábado (30), das 13h às 15h30, na Feira Municipal. O intuito é impulsionar a campanha e facilitar o acesso da população.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora de imunização, Ângela Rocha, a vacinação contra a gripe estará aberta à população em geral a partir de seis meses de idade. Já a vacinação contra a Covid-19, na data, será destinada a adultos e adolescentes.

“Para as crianças, nós reservamos uma data diferente por uma questão técnica, é um cuidado que adotamos. Nós fazemos o anúncio semanal com as datas e horários de cada faixa etária”, detalhou a coordenadora. “Na quarta-feira (03/08), teremos vacinação pediátrica da Covid-19 no período da manhã”, complementou Angela.

Dose de reforço: proteção comprovada contra formas graves da Covid

Conforme estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado pela Agência Brasil na última quinta-feira (28), as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 foram capazes de reduzir ainda mais a incidência das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) causadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em todas as faixas etárias.

De acordo com a instituição, “os casos graves de covid-19 incidiram até três vezes mais na população não vacinada, se comparada com a que completou o esquema básico e ainda recebeu ao menos a primeira dose de reforço.”

Sábado (30/07), das 13h às 15h30, na Feira Municipal.

Vacinação Influenza:

população em geral a partir de seis meses de idade.

Vacinação Covid-19:

1ª dose para pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina;

2ª dose de Pfizer para quem tem intervalo de 21 dias da 1ª dose.

2ª dose de Astrazeneca para quem tem intervalo de 60 dias da 1ª dose.

3ª dose para vacinados com 120 dias de intervalo da 2ª dose (incluindo

Adolescentes – 12 a 17 anos).

4ª dose para:

- pessoas com alto grau de imunossupressão (apresentar laudo médico);

- trabalhadores da saúde;

- para pessoas com 35 anos ou mais;

(respeitar intervalo de 120 dias (4 meses) entre a 3ª e 4ª dose).

Dose adicional e reforço Janssen

Dose adicional para quem já tem o intervalo de 60 dias da 1ª dose.

Dose de reforço: pessoas imunossuprimidas e pessoas com 50 anos ou mais, que já tenham 120 dias (4meses) de intervalo da dose adicional.

É necessário apresentar documento pessoal, cartão SUS e, se possível, carteira de vacinação. Adolescentes devem estar acompanhados dos responsáveis.