Publicado em 18/04/2023 às 10:37, Atualizado em 18/04/2023 às 14:42

Confira as estratégias de vacinação desta semana em Batayporã

Secretaria Municipal de Saúde promove campanhas contra Influenza (gripe) e Covid-19

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promove nesta semana dois dias de vacinação contra a Covid-19 e reforça o cronograma de imunização contra a Influenza (gripe).

Na quarta-feira (19), será ministrado o esquema primário (todas as doses) da vacinação contra a Covid-19, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 17h. Além da primeira, segunda e terceira dose para crianças, adolescentes e adultos, as equipes irão vacinar bebês de seis meses de idade a menores de três anos.

Na quinta-feira (20), será ofertada a vacinação bivalente contra a Covid-19. A ação acontecerá das 7h30 às 10h30, na Feira Municipal. Entre os grupos prioritários da vacinação bivalente, estão: pessoas com comorbidades; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.

Influenza

A campanha contra a Influenza segue até o dia 31 de maio. A vacinação está sendo ministrada de segunda a sexta-feira, nas ESF Santa Luzia e Santo Antônio, das 7h às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Os grupos prioritários são os seguintes: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O objetivo da vacinação contra a gripe é minimizar a carga viral, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzir os sintomas dos grupos prioritários e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. A vacina apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09; ADarwin/9/2021 (H3N2); e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/ Victoria).