Publicado em 03/04/2023 às 11:22, Atualizado em 03/04/2023 às 15:23

Influenza e Covid-19: Batayporã promove vacinação em horário diferenciado nesta quarta (05)

Ação irá acontecer das 17h às 19h, na ESF Santa Luzia, e visa facilitar acesso do público-alvo à imunização

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã
Imunizantes contra a gripe e Covid-19. Foto: Keli Cristina de Lima/ Prefeitura de Batayporã.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promove vacinação em horário diferenciado nesta quarta-feira (05). A população poderá se imunizar contra a Covid-19 e contra Influenza (gripe), entre as 17h e 19h, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia.

Conforme a explicou a enfermeira coordenadora municipal de imunização, a campanha contra a Influenza 2023 foi adiantada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). Além da ação especial desta quarta-feira, é possível se vacinar contra a gripe nos períodos da manhã e da tarde, nas ESF Santa Luzia e Santo Antônio, de segunda à sexta-feira.

A campanha vai até o dia 31 de maio e abrange os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O objetivo da vacinação contra a gripe é minimizar a carga viral, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzir os sintomas dos grupos prioritários e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. A vacina apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09; ADarwin/9/2021 (H3N2); e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/ Victoria).

Covid-19

A estratégia contra a Covid-19 também continua e deve ser observada com igual atenção. Além do esquema primário (todas as doses) para todos os públicos e do reforço para crianças, será ministrada vacinação bivalente para os grupos prioritários.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Como se trata de uma dose de reforço, logo, para receber a vacina bivalente, é preciso estar com o esquema primário completo, ou seja, ter recebido no mínimo duas doses das vacinas monovalentes.