20/02/2024 às 11:05, Atualizado em 20/02/2024 às 11:13

Agricultura familiar: Prefeitura inicia distribuição de nova remessa de calcário

Programa Municipal já atende cerca de 50 famílias; com critérios específicos, ação contempla pequenos produtores gratuitamente desde a entrega à incorporação do calcário ao solo

Mais 160 toneladas foram descarregadas nos últimos dias e estão sendo encaminhadas às propriedades locais. Foto: Prefeitura de Batayporã.

A Prefeitura de Batayporã realiza mais uma etapa de distribuição de calcário para agricultores familiares dos assentamentos São Luís, São João e Mercedina. Somente nas duas últimas semanas, cerca de 160 toneladas foram descarregadas e estão sendo encaminhadas às propriedades cadastradas no Programa Municipal de Distribuição de Calcário.

De acordo com a Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta), cerca de 50 famílias estão sendo beneficiadas pela iniciativa desde sua implantação, em 2022. O programa garante, a partir de critérios técnicos, que pequenos produtores recebam gratuitamente até 10 toneladas de calcário por ano.

A Prefeitura já adquiriu aproximadamente 600 toneladas, destas, 440 já foram entregues. O investimento total é estimado em R$ 255 mil. “Conforme recebemos do fornecedor, iniciamos a entrega nas propriedades já inscritas no programa. Essa remessa atende às inscrições mais recentes”, explica a assessora especial Arlete Nogueira.

Suporte para incorporação também é garantido pelo programa, que cede mão de obra e maquinário para auxiliar produtores. Foto: Arquivo Sodeta.

O prefeito Germino Roz destacou que a iniciativa partiu da necessidade de incentivar a produção local e garantir a efetivação de todas as etapas do processo de aprimoramento do solo. “Não basta contemplar os beneficiários. Pensamos no todo: o transporte é difícil, por isso entregamos direto na propriedade. A incorporação é outro desafio para os pequenos produtores, então, a Sodeta também realiza a incorporação cedendo mão de obra e o maquinário adequado. Basta fazer a solicitação no Departamento de Agricultura e agendar o serviço”, detalhou.

O calcário é frequentemente utilizado na agricultura para corrigir a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio, essenciais para o crescimento saudável das plantas. A incorporação permite melhorar a disponibilidade de nutrientes e aumentar a eficiência da adubação.

A pequena produtora Lenice Dias Barbosa, moradora do Assentamento Mercedina, é uma das contempladas pelo programa. Segundo Lenice, o principal benefício gerado na propriedade foi a melhoria do pasto para o gado de leite. Atualmente, 10 vacas estão em lactação.

Moradora do Assentamento Mercedina, Lenice Barbosa afirmou que o calcário tem melhorado qualidade do pasto em sua propriedade. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã.

Para a trabalhadora, o apoio facilitou a manutenção da área de pastagem. “O pasto não está mais amarelado e está mais forte. Isso é muito importante. Agora, vai ficar muito melhor para adubar. Sem calcário, não existe adubação”, compartilhou.

O Programa

O Programa Municipal de Distribuição de Calcário foi instituído pela Lei Municipal nº 1285, de 3 de junho de 2022 e alterado pela Lei nº 1.305, de 22 de novembro de 2022 a fim de tornar mais acessível o processo de comprovação documental dos candidatos. A iniciativa é regida por critérios técnicos, dentre elas, o tamanho das propriedades.

Segundo o prefeito Germino Roz, a ação contou com o apoio da Câmara Municipal, que analisou o projeto de lei com celeridade e auxiliou no aprimoramento dos mecanismos de adesão. Outras parcerias também contribuíram com o programa, como a realização de análise do solo fornecida pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural.

Interessados em conhecer mais sobre a iniciativa ou se candidatarem ao programa podem obter mais informações junto à equipe da Sodeta. É possível fazer contato presencialmente, na sede da Secretaria – Rua. Ataliba Ramos, nº 1557 – ou por meio do telefone (67) 3443 1606. O atendimento vai das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.